FIG GYMNASTICS ARTISTIC WORLD CHAMPIONSHIP 2019  CARLOS EDRIEL YULO - PHI    MEN'S FLOOR EXERCISES

FIG GYMNASTICS ARTISTIC WORLD CHAMPIONSHIP 2019 CARLOS EDRIEL YULO - PHI MEN'S FLOOR EXERCISES

12out2019. O filipino de 19 anos fez história ao se tornar o primeiro atleta de seu país a conquistar um ouro em Mundiais de ginástica artística. Yulo ficou a frente do ginasta de Israel Artem Dolgopyat e do chinês Ruoteng Xiao. Em quarto ficou o russo Artur Dalaloyan que defendia seu título. "Estou sem palavras porque eu não esperava vencer porque pensava que os pontos do israelense eram de longe mais altos," admitiu Yulo. "Mas eu queria mostrar a cada um o que eu poderia fazer então eu apenas queria fazer meu melhor..."

"Estou feliz por Caloy (como é chamado) porque todo seu trabalho duro e sacrifício compensaram," disse Kugimiya, técnico japonês que durante 6 anos moldou o diamante bruto em um ginasta de alto nível. "Na verdade ele tem feito melhor nos treinos então eu estava confiante sobre sua performance."
Durante a entrevista após o evento, Yulo pagou tributo a Kugimiya tirando sua medalha e colocando no pescoço do mentor. "Foi Deus que me deu este ouro porque eu não poderia ter feito isso sozinho," disse o jovem que acredita que toda criança tem potencial para aprender e se tornar um campeão.
Por causa das limitações e equipamento, instalações e técnicos nas Filipinas, Caloy teve que deixar a família e se mudar para o Japão em 2016, para treinar com Kugimiya em um grande ginásio. "Uma das maiores lutas foi se acostumar a viver longe da família. Fiquei com saudade de casa. A língua também nao ajudou." Ele perdeu interesse e a vontade de treinar e aprender mas o técnico fez de tudo para manter o jovem motivado. "Eu estava prestes a desistir, " admitiu. "Mas o técnico, minha mãe, meus parentes, e Deus me salvou." Aí eles o transferiram para um pequeno ginásio onde havia vários atletas treinando e sua paixão retornou.
"O verdadeiro desafio é quem se manterá aprendendo. Aquele que não desistir, abrirá as portas fechadas... É realmente difícil sobreviver, mas é maravilhoso ser bem sucedido, ver que todo trabalho duro valeu. Não desista. Lute até o fim. Dê o seu melhor e não esqueça de agradecer a Deus por todas as bençãos."

FONTES
https://sports.abs-cbn.com/generalsports/news/2019/10/13/yulo-i-speechless-i-expect-win-62067
https://lifestyle.mb.com.ph/2019/10/20/how-carlos-yulo-vaulted-his-way-to-the-top/
https://metro.style/people/society-personalities/carlos-yulo-41st-artistic-gymnastics-world-champ/18408

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira