Fighter of the Year - Nonito Donaire
28dez2012 - Nonito Donaire, conhecido como Filipino Flash, conquistou mais quatro títulos em 2012, (WBO, IBF, WBC e The Ring), agora na categoria super-galo, tornando-se campeão em quatro divisões diferentes.
Com 31 vitórias consecutivas, Nonito foi escolhido Lutador do Ano 2012 pelas mídias: The Ring, ESPN, Sports Illustrated, Yahoo! Sports, BoxingScene, Bad Left Hook e Fight Network. “Em primeiro lugar e acima de tudo quero agradecer a Deus, a São Miguel e a todos meus anjos por me proteger e me dar a consciência e o foco e tudo que foi mostrado hoje a noite,” falou após a última luta do ano, em que manteve os títulos do The Ring e da WBO. “Ao meu time pela orientação e pela crença em mim. Aos meus familiares, amigos e fãs, obrigado a vocês por todo amor e vibrações positivas que vocês me mandaram em meu caminho.”
Em 2011, Nonito venceu uma de suas principais lutas, que unificou os títulos mundiais dos pesos-galo do Conselho e da Organização Mundial de Boxe. Em entrevista para a The Associated Press, ele reconheceu a origem de sua força. “Eu só vim aqui acreditando neste talento que Deus me Deus,” testemunhou. “Eu agradeço a Deus por esta vitória (e todos os filipinos que me apoiaram).”
Nascido na mesma região de Manny Pacquiao (o lutador da década), Nonito Donaire era frágil, asmático e frequentemente maltratado pelos colegas, apelidado de orelha de dumbo e narigão. Quando seu pai veio morar nos EUA, Donaire era maltratado e apanhava de seus parentes, como forma de disciplina. O pequeno até pensou em tirar sua vida...