FINA WORLD SWIMMING CHAMPIONSHIPS (25m) MEUBOURNE 2022 - Matthew Sates (RSA)

FINA WORLD SWIMMING CHAMPIONSHIPS (25m) MEUBOURNE 2022 - Matthew Sates (RSA)

15jan2023. Aos 17 anos, o sulafricano Matthew Sates era a nova sensação da natação de seu país, obtendo a vaga para os Jogos Olímpicos e muitos já o considerando o novo Michael Phelps. 

Entretanto ele nem mesmo alcançou as finais nas provas que disputou mas terminou o Circuito Mundial daquele ano como o campeão no geral, ganhando uma premiação de 140 mil dólares e conquistando o maior número de ouros.

Em janeiro de 2022 Sates ingressou na Universidade de Georgia, EUA, competindo no NCAA em março, ganhando o ouro nos 500 livre, bronze nos 200 livre e ajudando seu time nos 4x200 (prata), No mês seguinte ele competiu no campeonato sulafricano vencendo os 200 e 400m e ainda obtendo a vaga para o Mundial de piscina longa e os Jogos Commonwealth, onde novamente não teve bons resultados (Sua melhor colocação foi 4o lugar nos 400m medley (Commonwealth) e 8o lugar nos 200m medley (Mundial)

Sates mostrou ser um grande nadador de piscina curta, ficando no topo da etapa de Berlin da Copa do Mundo e fechando as três etapas em quinto lugar no geral, atrás dos campeões mundiais Nic Fink, Chad le Cros e Shane Casas. 

Após conquistar seu primeiro ouro no Mundial de piscina curta no final do ano (200m medley), Sates postou, "Campeão Mundial (...) Foi realmente um sonho que se tornou realidade. Obrigado por todo apoio e por todos que me ajudaram a terminar de uma grande maneira o ano. Eu tinha um objetivo e acreditei que já tinha acontecido, tenho lutado para ser melhor todo dia e estou animado para saber como será quando olho para o futuro..."

Mas o futuro permanece incerto para o jovem de 19 anos, já que ele precisa definir a prova que deseja focar. "Nós mudamos o programa um pouco," disse antes de Tóquio. "Focando mais as provas que quero fazer bem, porque antes eu era mais geral, mas ficamos mais específicos depois dos nacionais. Nós mudamos o foco para o 200m IM obviamente, ainda quero ir bem em todas ou mais ou menos, então é apenas o tempo certo e espero que outras provas virão também."

"Não gosto de pensar muito no futuro, deixo tudo para o plano de Deus, estou animado para ver o que Ele tem reservado para mim, mas tentarei não deixar isso (as expectativas das pessoas) me distrair de qualquer forma"

Fontes

https://en.wikipedia.org/wiki/Matthew_Sates#2022_South_Africa_Championships

https://www.citizen.co.za/witness/sport/general/pietermaritzburgs-sates-will-just-continue-doing-his-best-at-the-olympic-games-20210601/

https://www.instagram.com/p/CmYYu5RMhjr/


Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira