Formula One World Championship 2004 - Michael Schumaker

Formula One World Championship 2004 - Michael Schumaker

24/10/2004. Michael Schumacher é o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, com 7 campeonatos mundiais. Muitos debatem sobre quem seria o melhor se Ayrton Senna estivesse vivo, por exemplo, Frank Willians pensa que os dois eram rápidos e corajosos mas Senna era mais inteligente com uma preparação mental impressionante. Senna tinha a necessidade de vencer enquanto Schumacher estava na melhor equipe, no melhor carro e numa época pouco competitiva.

Entretanto o que mais diferencia Michael Schumacher é a sua sobriedade, contrastando com a emotividade e carisma de Senna. "Não quero ser admirado, isso é embaraçoso. Quero continuar no meu pequeno mundo. Não sou também um campeão-genético. Quando aparece uma situação desesperada, desperta em mim um estranho otimismo. Mas na verdade sou crítico em tudo que faço e acho que o sucesso não é uma coisa certa."

O que os dois pilotos tem em comum é pouco divulgado pela mídia: A fé em Deus e a necessidade de ajudar entidades. "Eu acredito em Deus, mas não vou em igreja nem rezo toda manhã, mas estou convencido de que a vida é determinada lá de cima: para melhor ou para pior." (2002)
Após o primeiro mundial Schumacher declarou emocionado: "Agradeço ao querido Deus que ele tenha aprovado." e quando o irmão Half Schumacher sofreu um acidente pediu para que Deus não deixasse nada pior acontecer.

Fora das pistas, Schumacher esteve envolvido com numerosos esforços humanitários e ajuda entidades filantrópicas. É embaixador da UNESCO e participou de várias outras campanhas da Cruz Vermelha e  Unicef.

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira