GIRO D'ITALIA 2019 - Richard Carapaz

GIRO D'ITALIA 2019 - Richard Carapaz

09jun2019. O equatoriano Richard Carapaz venceu o Giro d'Itália 2019 na classificação geral, alcançando um dos maiores triunfos esportivos da história depois de Jefferson Perez, campeão olímpico de marcha atlética em Atlanta 96 e Mundial em 2003, 2005 e 2007, da LDU de Quito na Libertadores de América 2008 e do tenista Andrés Gomez, ganhador em Roland Garros em 1990.
E pela segunda vez um latino-americano vence o Giro, após Nairo Quintana em 2014.
Nascido em El Carmelo, zona rural de Tulcan próximo a fronteira com a Colombia, sua primeira bicicleta ele ganhou aos quatro anos quando seu pai encontrou num ferro-velho, pois trabalhava em um caminhão de recicláveis.
Já adolescente, ele começou treinar mas seus amigos de escola diziam que "ciclismo e bicicleta não serviam pra nada". Participando de corridas regionais, ele começou a sonhar grande e competir na Colombia, já que as características físicas e geográficas da região favorecem os escaladores neste esporte tão exigente.
Após ingressar na equipe Movistar em 2016, Carapaz começou a se sobressair nas Voltas da Espanha e em 2018 estreou no Giro d'Italia. "Sigam lutando, entregando-se a uma causa para ir em frente," disse em entrevista ao passar de férias por Tulcan. "Um dia sonhei em estar no alto, sei que me custou muito, mas este é o prêmio da constância, sempre da mão de Deus. Se algum dia, um menino sonha grande deve deixar se levar, que sonhe grande, já que com esforço, constância, e responsabilidade do dia a dia, ele vai alcançar. Acredito que sou um grande exemplo para a juventude."
No facebook, ele comemorou a grande fase e a intenção de continuar subindo mais alto. "Me dou conta da evolução que aconteceu em minha carreira e sou consciente que o crescimento nunca tem fim... Graças a vida que me deu tanto e a Deus, que me guiou da melhor maneira dando-me forças para chegar alto..."
"Esta vitória não é só minha, é da equipe, de minha família e de todos vocês que me apóiam desde cada lugar do mundo com mensagens de encorajamento! Não parem de acreditar em vocês mesmos até alcançarem suas maiores metas."
Questionado sobre seu crucifixo, que não consegue esconder na hora dos sprints, ele respondeu: "Foi feito por minha esposa antes de vir para o Giro... Não gosto de levar, na verdade, mas como é pequeno sai da camisa e se vê... Ela me fez justamente dois dias antes de vir para cá, para Asturias. Me presenteou. Tem um significado especial. Ela é o amor de minha vida e sempre me apoiou. Eu acredito, sou católico e creio em Deus e representa a fé que tenho muito em Deus... "

Fontes
https://es.aleteia.org/2019/06/03/richard-carapaz-el-ciclista-que-hizo-vibrar-a-ecuador-tras-ganar-el-giro-de-italia/
https://hoyenimbabura.com/2017/09/10/richard-carapaz-un-grande-del-ciclismo-mundial/
https://www.facebook.com/richardcarapaz.pagina/photos/pcb.339315586754034/339315446754048/?type=3&theater
https://elpais.com/deportes/2019/06/02/actualidad/1559475765_968360.html

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira