HALF MARATHON RECORD HOLDER - Geoffrey Kamworor - KEN

HALF MARATHON RECORD HOLDER - Geoffrey Kamworor - KEN

15set2019. O queniano Geoffrey Kamworor superou em 17 segundos o recorde mundial após vencer a meia maratona de Copenhagen e o IAAF Gold Label road race com o tempo de 58:01. 

A capital dinamarquesa é especial para Kamworor, já que foi o local de seu primeiro título mundial  em 2014, que ele defendeu com sucesso em Cardiff 2016 e Valencia 2018. Kamworor também é bicampeão mundial de Cross country (2015 e 2017) e venceu uma vez a maratona de Nova York (2017). "Eu venci três títulos mundiais de meia maratona e meus fãs sempre me perguntavam quando eu iria baixar o recorde mundial. Falei a eles que esse tempo certamente viria,"  explicou após a vitória. "Esta é a hora e o tempo de Deus é sempre o melhor e isto é especial para mim mesmo que as condições climáticas não estavam propícias."
Após o bronze no Mundial de Cross Country 2019, Geoffrey estava focado na quebra do recorde e em entrar para a história como o melhor corredor de meia maratonas. Ele contou com a ajuda de grupo forte de coelhos, que o ajudaram na passagem dos 10km para 27:34. Após isso ele seguiu sozinho para alcançar o grande feito.
No Quênia ele também conta com a ajuda de grandes corredores e com o melhor maratonista da história Eliud Kipchoge. "Nós somos uma parte do mesmo grupo de treinamentos, e portanto treinamos bastante juntos e nós puxamos e nos inspiramos uns aos outros para melhorar constantemente," disse o atleta de 26 anos. "Quando não estamos treinando, nós saímos juntos, escutamos música e contamos histórias."
Uma típica semana de treinos de Kamworor consiste em 20-26km de rodagem leve (segunda/quarta e sexta), intervalos na pista (terça), longo (quinta), treino específico (sábado) e dia de descanso (domingo) onde ele vai à igreja visita seus pais e gasta algum tempo com sua esposa e 2 filhos. 

EXEMPLO DO CAMPEÃO
"Normalmente quando não me sinto 100% eu não falto no treino mas vou e faço o treino leve. Normalmente o time me faz continuar motivando-me e trabalhando juntos porque nós acreditamos em trabalho de equipe. Isso nos faz melhorar. É realmente importante que nós fiquemos juntos e vivamos juntos como irmãos e irmãs e motivemos uns aos outros e treinamos para ajudar uns aos outros, trabalhamos juntos." Instagram 20jun2019

Fontes
https://www.iaaf.org/competitions/iaaf-label-road-races/news/geoffrey-kamworor-world-record-copenhagen-hal
https://nairobinews.nation.co.ke/sports/kamworor-smashes-world-half-marathon-record
https://www.instagram.com/geoffreykamworor/
https://cphhalf.dk/en/kamworor-kommer-til-cph-half-for-at-loebe-hurtigere-end-nogensinde/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira