IAAF WORLD HALF MARATHON CHAMPIONSHIP 2020 - Peres Jepchirchir - Quênia

IAAF WORLD HALF MARATHON CHAMPIONSHIP 2020 - Peres Jepchirchir - Quênia

17out2020. O Mundial de Meia-Maratona originalmente agendado para 29 de março foi adiado para 17 de outubro, por causa da Pandemia de Coronavirus.

Os vencedores foram Jacob Kiplimo de Uganda no masculino e Peres Jepchirchir do Quênia no feminino.

Enquanto o estreante de 19 anos Kiplimo vencia seu primeiro Mundial, a veterana de 27 anos conquistou seu segundo mundial de meia maratona, após a vitória em Cardiff 2016. Ela alcançou sua melhor fase em 2017, quebrando o recorde mundial em meia maratona com homens e mulheres correndo juntos (1:05:06). E o feito foi mais supreendente pois Jepchirchir estava grávida de poucas semanas na época. Ela deu a luz a sua filha Natalia e foi paciente para retornar. "Foi difícil," disse a queniana. "Tive que perder peso (após a gravidez), mas Natalia foi uma benção de Deus."

Treze meses depois Jepchirchir retornou às provas, treinando com seu marido e outro marcador de ritmo. Em 2019 ela já estava correndo a meia para 1:06:54 (Lisboa) e  maratona para 2:23:50 (Saitama-JPN). Com as restrições por causa da pandemia, seus treinos foram direcionados para longas corridas nas montanhas e fartleks. "Esta pandemia foi difícil e afetou um monte de gente," disse. "Eu usei este tempo para treinar, não parei porque estava tentando alcançar minha forma."

Sua coragem, elegância e postura marcaram seu segundo título mundial em Gdynia, Polônia, com o tempo de 1:05:16 e condições adversas de temperatura e ventos, quebrando o recorde mundial em provas só com mulheres. "Estou me sentindo bem. Agradeço a Deus pela energia que Ele me deu hoje. É inacreditável. Não estava esperando isso," disse após o título a atleta que um mês antes já havia batido o mesmo recorde com o tempo de 1:05:34.

Ela espera uma revisão nas seletivas para os Jogos de Tóquio, já que o time já foi formado. "Talvez se pudesse fazer um bom tempo eu poderia ser selecionada, mas o Kenya tem garotas fortes." Em dezembro Jepchirchir pretende correr a maratona de Valencia. "Espero por 2:17, 2:18, se Deus me der boa saúde e energia."

Fonteshttps://en.wikipedia.org/wiki/Peres_Jepchirchir
https://www.gosports.com.my/news/jepchirchir-cements-place-in-history-as-a-half-marathon-all-time-great/
https://athleticsweekly.com/event-news/jepchirchir-women-only-record-historic-world-half-1039936436/
https://nation.africa/kenya/sports/athletics/why-peres-jepchirchir-could-just-get-better-with-age-1932496

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira