IBF, WBA (Super), WBO and The Ring  - Unified lightweight WORLD CHAMPION Teófimo López USA

IBF, WBA (Super), WBO and The Ring - Unified lightweight WORLD CHAMPION Teófimo López USA

04set2022. Em junho de 2022, López foi ranqueado como terceiro melhor lutador leve ativo pela The Ring Magazine e Transnational Boxing Ranking Board.

Descendente de Hondurenhos, o novaiorquino representou Honduras nos Jogos do Rio 2016, apesar de ter vencido as seletivas americanas onde Carlos Balderas já havia assegurado a vaga olímpica dos leves.

Tornando-se profissional neste mesmo ano, sua ascenção foi rápida e aos 21 anos, com um cartel de 10 vitórias e 0 derrotas, ele já conquistaria seu primeiro título, o WBC Continental Americas.

López venceu seu primeiro cinturão de expressão em 2019 contra Richard Commey, o IBF lighweight e logo após o início da pandemia Covid-19 unificou os cinturões da WBA, WBO e The Ring contra o ucraniano Vasiliy Lomachenko.

Considerado o "campeão do povo" e tentando seguir os passos do grande Muhammad Ali, López iniciou sua defesa de título em novembro de 2021 contra o australiano 'Ferocious" Kamboso Jr com muita controvérsia, adiamentos por Covid e agressões verbais. "Você precisa conhecer seu lugar e no sábado, Deus irá humilhar este homem, através de mim," disse López. "Um monte de gente é tão ambiciosa e isso é OK, você tem que ser. Mas o negócio é, às vezes você não consegue porque provavelmente não irá levar isso da maneira certa. Você não será um campeão do povo. Você gastará seu dinheiro em você em vez de retribuir como muitos lutadores fazem.(...) Ali foi o maior de todos os tempos por estas coisas. Ele fez um tremendo, tremendo impacto no esporte, (...) O quanto de desrespeito dele, você desrespeitou minha mãe? (...)" 

Fato é que Kamboso venceu a luta por decisão dividida e o comentarista da ESPN Mark Kriegel escreveu eu seu artigo antes da próxima luta de López contra Pedro Campa se López aprenderia com sua derrota e com os erros, se referindo a quase ter morrido após a pesagem por ter engolido muito ar na rehidratação (pneumomediastinum), por estar se separando da esposa e estar convencido de que não perdeu para Kamboso.

Isso veremos nas próximas decisões do cinturão, já que Kamboso já perdeu seu cinturão para Devin Haney e López terá que lutar para se tornar eligível para o título. Enquanto isso, como disse o comentarista, ele terá que continuar sua preparação física, emocional e espiritual, já que não achou isso nos adversários.

Nas mídias sociais López tem falado constantemente de sua forte crença e relacionamento com Deus. Ele reconheceu a ação de Deus na conquista do título mundial contra Lomachenko. "Sou grato. Sou agradecido. E a cada dia, considero isso. Agradeço a Deus em primeiro lugar porque não conseguiria sem Ele."

"'Se Deus é por nós quem será contra nós' Romanos 8:31 #TodaGlóriaParaDeus 'Graça', postou no Instagram após a vitória contra Pedro Campa.  

"Eu ando pela fé não por vistas. Obrigado Deus #Domingoabençoado..." Tweet 6jun21 
"Com Deus, todas as coisas são possíveis... Obrigado Senhor, por outro domingo abençoado." Tweet 5jun22   

Fontes 
https://en.wikipedia.org/wiki/Te%C3%B3fimo_L%C3%B3pez
https://www.theguardian.com/sport/live/2020/oct/17/vasiliy-lomachenko-v-teofimo-lopez-lightweight-title-unification-fight-live?page=with:block-5f8bc7188f08a9dcff450f1e
https://www.youtube.com/watch?v=c9bIF4C8Al0
https://www.espn.co.uk/boxing/story/_/id/34380827/teofimo-lopez-vs-pedro-campa-teofimo-lopez-learn-mistakes
https://www.ringtv.com/630926-teofimo-lopez-god-will-humble-kambosos-through-me/ 
https://twitter.com/teofimolopez/status/1533488085631213568

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira