IPC ATHLETICS WORLD CHAMPIONSHIPS - DUBAI 2019 DANIEL ROMANCHUK - EUA

Dani Maratona de Londres 2019

IPC ATHLETICS WORLD CHAMPIONSHIPS - DUBAI 2019 DANIEL ROMANCHUK - EUA

10nov2019. O americano Daniel Romanchuk superou o bicampeão olímpico e 9x campeão mundial Marcel Hug da Suiça nos 800m categoria T54 para cadeirantes no Mundial 2019 que está acontecendo em Dubai, conquistando seu primeiro título mundial numa das categorias mais disputadas do esporte paralímpico.

Com apenas 21 anos, Romanchuk também está superando Hug nas maratonas, onde venceu pela primeira vez em 2018 a maratona de Chicago e depois um mês depois New York, ambas por apenas 1 segundo sobre Hug. Em 2019, ele venceu também as maratonas de Londres e Boston, tornando-se o mais jovem a vencer a corrida e o campeão do Mundial de maratonas 2019.
Mas quando perguntamos para Romanchuk o que ele é, "Atleta de elite", "estudante de engenharia" ou "atleta paralímpico", o que ele afirma com uma firme convicção é: " Sou um criança de Deus"
Ele nasceu com Espinha Bifida, condição incurável que o deixa na cadeira de rodas. Mas já aos 2 anos de idade seus pais o introduziram nos esportes. Aos 14 anos Daniel concluiu a primeira maratona e aos 16 anos foi convidado a treinar com Adam Bleakney, head coach da equipe de cadeirantes da Universidade de Illinois. Mas seus pais tiveram que se sacrificar dirigindo 11h para acompanhar a equipe e pegar as orientações do técnico. Daniel evoluiu e conseguiu se classificar para os Jogos do Rio 2016.
Mas foi em 2018 que Daniel teve uma evolução meteórica. "Eu mudei a cadeira para uma Top End de carbono, mudei a luva para uma melhor transferência de energia e também comecei a entender algumas estratégias de corrida," disse. Mas foi também naquela época que, sentando na linha de largada, comecei a orar, "Sua vontade seja feita e toda glória e honra para Deus." 
Junto com a fama, Daniel também está sendo solicitado para palestras onde ele fala sobre caráter e perseverança. Embora eles não falam sobre fé nas escolas, ele e sua mãe acreditam que suas ações e compaixão irão transmitir o amor de Deus para os estudantes. "Uma coisa que tenho aprendido na vida é não tentar fazer muito mais de um plano ou segurar muito firme naquilo - o Plano de Deus pode ser muito diferente, tudo pode mudar amanhã," diz Daniel. "Então ore, confie em Deus, Ele tem um plano - Ele sabe onde tudo vai acabar - e confie que SEU plano é o melhor." 

Fontes
https://news.ag.org/en/Features/Daniel-Romanchuk-a-Child-of-God?D=%7B1363B7E2-EDBD-4DD4-B69C-A160FF74CF6C%7D

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira