IRONMAN BRASIL 2012

IRONMAN BRASIL 2012

27mai2012. O Ironman Brasil 2012 foi marcado por várias histórias de superação e determinação para alcançar o grande sonho de completar a prova mais tradicional do triathlon mundial.
Começamos pelo vencedor Ezequiel Morales. O argentino radicado no Brasil completou os 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,2km de corrida em 8h22min40seg, ultrapassando o brasileiro Santiago Ascenço nos últimos 5km. “Bati na trave muitos anos e sabia que seria minha última chance, pois estou com 38 anos e no final de carreira. Estou feliz por ter conseguido”, afirmou o campeão argentino de 70.3, que já participou duas vezes do Mundial em Kona, obtendo a 40ª posição em 2010 com a terceira melhor maratona do dia. No feminino a vencedora foi a belga Sofie Goos, que completou a prova em 9h17min43seg. A terceira colocada foi a brasileira Vanessa Gianinni que surpreendeu em sua primeira participação em ironman. A humilde e simpática campineira tem se dado bem em provas de 70.3 e está lutando por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres. “É a realização de um sonho. Treinei muito, mais do que para 2011, mas não esperava. Dedico esta vitória a Deus e à minha treinadora, Rosana Merino, que mesmo se
recuperando de um sério acidente, não deixou de me apoiar”, contou
A equipe Sportplan Triathlon também agradeceu a Deus pelos atletas Fernando Santos e Benoit Pierrang terem completado a prova. Fernando destacou duas características em sua primeira participação no Ironman. Uma foi os atletas que buscavam um tempo bom e a tão sonhada vaga para o Mundial de Ironman que acontece em Outubro de 2012. E a outra são os atletas que buscam o sonho de completar o ironman. Controller de uma multinacional, Fernando acreditou na frase do técnico da equipe que dizia em uma revista que qualquer um pode completar o ironman em um ano de preparação, desde que não haja nenhuma grande limitação.
Neste ironman 2012 observamos um atleta com braço quebrado, outro carregando um irmão deficiente, uma senhora partindo para os últimos 10k faltando menos de 2h para o tempo limite de 17horas, entre outros.  A maioria superou as adversidades e teve a determinação de completar a prova, como o Fernando, que há um ano não sabia nadar e tinha trauma de águas profundas. “...depois de nadar 3.800 metros, depois de ficar 01:40 controlando a minha mente veio o alívio, estava saindo do mar, olhei para cima, fiz o sinal da cruz e quando entrei na área de transição eu chorei,” contou o agora ironman que tem apenas a visão em um olho e completou a prova em 14h26min.

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira