Jogos Olímpicos Rio 2016 - Thiago Braz

Jogos Olímpicos Rio 2016 - Thiago Braz

16ago2016. Thiago Braz da Silva ganhou um dos 7 ouros do Brasil durante a primeira olimpíada realizada na América do Sul. Thiago superou o favorito Renaud Lavillenie da França, campeão olímpico em Londres 2012 e recordista mundial com a marca de 6,16.
Nas eliminatórias, Thiago quase foi eliminado ao queimar a marca de 5.45m duas vezes, decidindo avançar direto para 5.60m. Se errasse, estaria fora da final. Na entrevista após a conquista, um jornalista perguntou se foi um milagre e ele concordou. "Se daquela vez foi milagre, hoje (na final) também foi," disse o jovem de 22 anos que saltou 6,03 na final com novo recorde olímpico.
O Francês havia saltado 5.98 e Thiago ousou subir o sarrafo para 6.03, falhando na primeira mas acertando na segunda. "Na hora veio na minha cabeça para colocar em 6.03," disse o novo campeão olímpico. "Eu então fui falar com o meu técnico (o ucraniano Vitaly Petrov- técnico de Sergey Bubka e Yelena Isinbayeva) e ele me disse o mesmo, coloca no 6.03m. Eu pensei, é coisa de Deus, vamos ver se Deus está certo e vamos ganhar."
Thiago prefere não ser chamado de religioso, mas sempre cita Deus em suas entrevistas e nas redes sociais. "Não gosto porque eu não pregaria aqui em nome de instituições," explicou após a conquista. "Eu acredito no meu Deus, no Deus de vocês. Pra mim foi ele o centro de tudo.  Antes da prova, eu fui conversar com o meu pastor, e ele me disse: ´seu Deus vai deixar você ser campeão´. Então, no momento em que eu já estava com a prata, pensei: ´E aí, será que vai rolar mesmo de eu ser campeão? Acho que eu vou tentar.´ E ganhei".
Thiago reconhece que o psicológico é o grande rival para o atleta superar a pressão das competições. Mas após o ouro, parece que os medos e traumas já fazem parte do passado, como a dor de ter sido abandonado pelos pais quando menino. Os avós foram responsáveis por sua
criação e viraram referência na educação do jovem.
Além do técnico Petrov e do "Pai", o apoio da esposa de Thiago, Ana Paula, foi fundamental para sua conquista. Ela desistiu de lutar por uma vaga e se dedicou ao marido. Principalmente em 2014 quando ele caiu do colchão e machucou o punho. Ele passou por uma cirurgia e uma longa recuperação. Perdeu a temporada mas não o ano. Casaram-se e se mudaram para a Europa. "Foi uma fase bem difícil em que as pessoas julgaram muito. Perguntavam 'O que você vai fazer sozinho, querendo saír do país? Você acabou de quebrar o seu punho, quem te garante que vai saltar de novo? Ele estava apreensivo, mas em uma noite, ele ouviu a resposta do Pai [Deus]. Ele acordou muito feliz e falou: 'Eu ouvi do meu pai que Ele vai me levar para fora e e preparar uma surpresa'. No outro dia ele foi numa reunião na CBat e eles já haviam preparado tudo. Iam até me levar, que era uma possibilidade quase impossível", disse Ana.

"Estar no deserto não significa estar em uma prova. Significa que o Pai separou para moldar a obra" (Twitter 30jul2015)

"Cristo veio simplesmente cumprir a vontade do Pai ...  Por que eu seria diferente ?" (Facebook 17abr2016)

"Para se tornar um filho nos é necessário honrar o Pai na Conquista ou na Derrota. As vezes, na conquista dizemos ter um Pai, e nas derrotas dizemos que não o temos porque não nos deu a conquista." (Facebook 23mar2016)

"Para nós filhos não há limites, porque fomos feitos por um Pai de poder. Acredite que você pode, com a segurança do Pai." (Facebook 25fev2016)

Fontes
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/olimpiada-no-rio/2016/08/1803406-hoje-foi-um-milagre-diz-thiago-braz-apos-conquistar-o-ouro-no-salto-com-varas.shtml
http://www.ebc.com.br/esportes/rio-2016/2016/08/religioso-thiago-braz-atribui-deus-decisoes-de-treinar-fora-do-brasil-e
http://www.brasil247.com/pt/247/2016/250046/10-fatos-para-entender-a-vit%C3%B3ria-de-Thiago-Braz-no-salto-com-vara.htm
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/atletismo/noticia/2016/08/da-dor-do-abandono-luta-mental-por-medalha-conheca-thiago-braz.html
https://www.facebook.com/ThiagoBrazOficial

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira