Jogos Olímpicos Rio 2016 - Wayde Van Niekerk 400m
14ago2016. Wayde Van Niekerk ganhou uma das duas medalhas de ouro da África do Sul nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Ele venceu os 400m com o tempo de 43.03, novo recorde mundial, quebrando o recorde de Michael Johnson que durava desde 1999.
Após a vitória Van Niekerk caiu de joelhos pois não estava acreditando no que tinha acontecido. "A única coisa que posso fazer agora é dar a Deus louvor," disse o campeão mundial de 2015 aos repórteres. "Eu me ajoelhei a cada dia e pedi ao Senhor tomar conta de mim em cada passo do caminho - Eu até escrevi isso nas minhas sapatilhas," disse o jovem de 24 anos a BBC Sports mostrando os dizeres: "Jesus Eu sou todo seu, usa me."
"Eu pedi ao Senhor para me levar durante a prova e sou realmente, realmente abençoado e grato por essa oportunidade," disse o sulafricano que em 2016 se tornou o 107o atleta na história a quebrar a barreira dos 10segundos. Mas ele também se tornou o primeiro atleta a correr abaixo de 10seg nos 100m, abaixo de 20seg nos 200m e abaixo de 44seg nos 400m.
Um fato curioso é que Van Niekerk foi treinado por uma bisavó de 74 anos, chamada Ans Botha, no último ciclo olímpico, quando ele começou a estudar na University of the Free State. Ela imediatamente mudou o foco dele para 200m e 400m para o proteger de lesões insistentes. "Ela realmente me manteve disciplinado no meu objetivo e onde precisava ser. Sou realmente grato que pude ir para a pista e dizer que minha treinadora me pressionou para alcançar cada nível e acreditar que tudo é possível."
Botha, cuja filosofia é disciplina e trabalho duro, vê o segredo do seu sucesso quando ora, "porque sou incapaz de fazer isso por mim mesma."
Van Niekerk largou na raia 8, ou seja, como não veria seus adversários ao lado, sua única chance seria correr como uma bala e a estratégia suicida deu certo. "Eu na verdade não tive estratégia, apenas deixei Deus tomar conta," disse o recordista do tempo que experts diziam que só poderia ser quebrado por Usain Bolt. "Nas eliminatórias e semifinais tive um probleminha atrás que precisou tratamento. E fui para o bloco de partida na final me senti muito abalado. Mas acreditei que a vontade de Deus seria feita em minha vida. Não senti dor. Aquele último 100m foi um milagre. Quando olhei para trás na prova e vi os últimos 100, pensei, 'Wow, sou eu?' Foi um posicionamento incrível."
No twitter, Van Niekerk também agradeceu com as palavras "Deus é poder" - Jesus fez isso
Fontes
http://gatewaynews.co.za/wayde-van-niekerk-praises-god-after-smashing-400m-record/
https://jide-salu.com/2016/08/16/anna-botha-the-74-year-old-coach-behind-wayde-van-niekerk-south-africans-latest-400m-sensation/
http://allafrica.com/stories/201608160583.html
http://www.christiantoday.com/article/wayde.van.niekerk.glorifies.god.after.winning.mens.400m.jesus.did.it/93189.htm