JOGOS PANAMERICANOS - LIMA 2019 Charles Fernández- GUA - Pentatlo Moderno

JOGOS PANAMERICANOS - LIMA 2019 Charles Fernández- GUA - Pentatlo Moderno

28jul2019. Foi a primeira medalha da Guatemala nos Jogos Panamericanos Lima 2019. O pentatleta moderno Charles Fernández conquistou o ouro numa disputa acirrada com o chileno Esteban Bustos, bronze em 2011.

Bustos é um corredor melhor mas Fernández deu tudo no final para chegar na frente. "na reta dos 400m onde ele (Bustos) me passava, disse: aqui é tudo ou nada. Tenho que levantar o corpo, os braços e as pernas. Seguir adiante e pressionar, porque eu só tenho a força para fazer isso," explicou o agora bicampeão panamericano (2015, 2019) e campeão Mundial Junior (Cairo 2016)
Ele também revelou de onde vem essa força. "Pensando nesta estratégia, nos últimos 200 ou 300 metros eu apenas sentia uma força que vinha de Deus. Algo que me impulsionou até a frente e não me cansava. Podia correr e correr e não me cansava. Assim soube que ia conquistar a medalha de ouro para a Guatemala."
Charles foi para a Guatemala em 2004 com sua família, como missionários, vindo dos EUA. Suas metas na vida são claras: servir aos necessitados e representar a Guatemala nas competições esportivas. "Me encanta poder ajudar as pessoas. É um chamado que Deus colocou em minha vida. Por isso estou no esporte também, não só para trazer conquistas para a Guatemala, mas para usar o que ganho destas conquistas. Devemos ajudar uns aos
outros. 
Com a vaga garantida para Tóquio 2020, agora Charles sonha com a medalha olímpica. "Há um ano dizia que meu objetivo era os Jogos Olímpicos de Tokio, que nesta época estaria a 100% em minha vida esportiva. Pela graça de Deus, nas provas do último ano, tenho muito boas indicações na minha colocação no ranking mundial," disse na época dos Jogos do Rio 2016.

Fontes
https://www.publinews.gt/gt/deportes/2019/07/28/charles-fernandez-oro-panamericano-entrevista.html  
https://www.prensalibre.com/deportes/juegos-olimpicos-2016/charles-fernandez-el-misionero-del-pentatlon/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira