JOGOS PANAMERICANOS - LIMA 2019 Lucas Guzman - ARG - Taekwondo

JOGOS PANAMERICANOS - LIMA 2019 Lucas Guzman - ARG - Taekwondo

28jul2019. O argentino Lucas Guzmán celebrou sua primeira medalha de ouro em competições importantes, após o bronze em Toronto 2015 e no Mundial 2019 realizado em Manchester. 

O atleta da categoria -58kg superou na final o mexicano Brandon Plaza por 19-17, numa difícil luta em que ele sofreu com uma das pernas machucadas. "Eu não consegui mais controlar meu corpo. Foram muitos anos de treinos, preparação; ás vezes bati na trave, mas desta vez foi para mim. É o resultado de muito sacrifício. Tive muitas ocasiões em que perdi o ouro, em 2017, não ganhei nada. Ao mesmo tempo aprendi."
Guzmán não pode controlar sua emoção após o término do combate, exausto, ajoelhando-se com a bandeira argentina e depois, dando uma volta no tatame mostrando a todos uma camiseta com os dizeres: "Perdendo ou ganhando, A GLÓRIA É PARA DEUS SEMPRE". E depois no pódio, o orgulho de uma medalha de ouro em seu peito. 
Mas há uma estória por trás de tudo. O jovem que pratica a modalidade desde criança e sente uma conexão com a modalidade que ele nunca abandonou, tendo como motivadores seus pais Eduardo e Elizabeth. "Estou muito feliz, apenas tenho que agradecer. Foi difícil deixar minha família e eu dedico esta medalha pra eles," disse o campeão que perdeu sua mãe este ano. Ela representava seu fogo interno, sua fonte de energia.
"Alguns de nós usam os mais fortes terremotos para nos impulsionar. Sei que Deus está comigo e vai a minha frente."
"Meus pais se esforçaram muito. Muitas vezes faziam rifas, almoços beneficentes e festas, tudo para manter minha carreira. E em algumas ocasiões quando eu estava viajando minha família não parava para comer, porque minhas viagens eram muito caras. Porisso estou muito agradecido, e jamais esquecerei isso." disse para La Nación

Fontes
https://www.infoarenales.com/2019/07/panamericanos-lucas-guzman-y-un-impacto-dorado-en-memoria-de-su-madre/
https://www.ole.com.ar/juegos-panamericanos-lima-2019/guzman-segundo-oro-taekwondo_0_BFZyW0R0u.html

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira