Jogos Paralí­mpicos Rio 2016 - Alex Zanardi

Jogos Paralí­mpicos Rio 2016 - Alex Zanardi

17/09/2016. Um dia após completar 15 anos de seu acidente que lhe custou as duas pernas, o ex-piloto de fórmula Um Alessandro Zanardi conquistou sua terceira medalha paralímpica dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
O paratleta italiano de 49 anos venceu a prova de ciclismo contra-relógio de 20km da categoria H5, para atletas que tem controle do tronco, como amputações. Zanardi também venceu a prova de revezamento mixto e ganhou a prata na prova de estrada, tornando-se o maior ciclista paralímpico com 4 ouros e 2 pratas. "Normalmente não agradeço a Deus por esse tipo de coisa pois acredito que Deus tem coisas mais importantes para se preocupar," disse para a NBC television. "Mas hoje foi demais. Tenho que levantar meus olhos e agradecer a Ele."
Zanardi ganhou duas vezes a competição que agora se tornou a fórmula Indy e também competiu 41 Grands Prix entre 1991 e 1999 sendo a última temporada na Williams. Ele teve ambas as pernas amputadas acima do joelho com seu coração parando sete vezes em que ficou com apenas 1/4 de sangue no terrível acidente em Lausitzring Alemanha em 15 de setembro de 2001. Em 2007, Zanardi começou a praticar o Handcycling. Com 4 semanas de treinos foi 4o colocado na Maratona de NY e desde então, tem participado de várias maratonas e campeonatos mundiais. Zanardi já tem 8 títulos mundiais em seu currículo.
Zanardi descobriu que você pode construir grandes coisas dando um passo de cada vez. Ele escolheu os esportes que são sua paixão e diz que a caminhada é muito mais prazerosa do que a vitória. "Todo dia de treino tem sido um grande presente de Deus, uma experiência maravilhosa. Acho que cada um de nós pode fazer isso. Fiz isso nos dias mais sombrios de minha rehab quando não parecia fácil apesar de tudo que tinha na minha frente."
E sobre sua relação com Deus e religião após o acidente?
"Eu tenho uma filosofia de vida: Não importa onde você está, o que está fazendo e quais são os objetivos que você coloque, o importante é que você esteja ciente de que no dia seguinte você tem uma chance de fazer algo mais, para melhorar a si mesmo. Sempre. Alguém precisa empurrar e religião pode representar esse empurrão. Por mim em sempre achei que Deus tinha problemas maiores para lidar.." 

Fontes
https://www.yahoo.com/news/zanardi-wins-gold-15-years-horror-crash-171412930--f1.html
https://www.laureus.com/news/alex-zanardi-edited-interview-transcript
http://www.liberoquotidiano.it/news/sport/822532/zanardi-10-anni-dall-incidente-quel-giorno-fu-la-mia-fortuna.html

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira