Libertadores de América 2013 - Atlético Mineiro

Libertadores de América 2013 - Atlético Mineiro

Foi a primeira vez que o Atletico Mineiro esteve numa final de Libertadores de américa. No jogo de ida, o Olimpia venceu por 2 a 0 e na volta o Atletico devolveu o placar. Na cobrança de pênaltis o goleiro Victor pegou a primeira cobrança e o placar terminou em 4 a 3. “O mérito tem que ser dividido com todo mundo, afirmou o goleiro após a partida. “A gente mereceu, não só pelo jogo de hoje, mas pelo torneio inteiro que a equipe fez". O goleiro também pegou um pênalti decisivo nos acréscimos do jogo contra o Tijuana e nas cobranças de pênaltis das semifinais. Bastante religioso, o atleta leva um terço no pescoço e agradeceu a Deus por ter sido iluminado no lance decisivo contra o Newell’s Old Boys. Sempre que possível o camisa 1 vai à igreja para rezar.

Foi a partir destas defesas milagrosas que a torcida e o time começaram a acreditar no título. Eles usaram vídeos motivacionais postados na internet. Cuca vestiu a camisa com a inscrição “Yes, we C.A.M.” adaptado da campanha de Obama. Nos discursos antes das partidas o treinador sempre mencionava a ajuda divina. “Se Deus quiser, vamos fazer um bom jogo e vamos vencê-los,” disse antes da semifinal. A preparação espiritual também aconteceu através de cultos ecumênicos que todos participavam, inclusive a estrela do time Ronaldinho Gaúcho, que se contagiava com as orações nos vestiários. Era possível ouvir as orações feitas de joelhos por jogadores e comissão técnica. Os mais assíduos nos cultos ecumênicos eram os evangélicos praticantes, Lee (goleiro), Júnior César e Richarlyson (Laterais), Rafael Marques e Leonardo Silva (Zagueiros), Pierre (Volante), Bernard (Meio de campo) e Guilherme (atacante). “A fé é tudo na nossa vida,” explicou Bernard. “Se não a tivéssemos, não iríamos a lugar nenhum. Deus é tudo na nossa vida e sem ele não há glórias.”

Durante as comemorações e antes de levantar a tão sonhada taça, todos os jogadores e comissão técnica se ajoelharam para uma oração. Cuca vestia uma camisa em homenagem à mãe de Jesus, enquanto que a camiseta de Pierre dizia “100% Jesus. Rebeca. Moema e 100% tororó”.  Richarlyson disse que passou mal, a pressão caiu... “Sofri por não poder ter ajudado hoje, mas agradeço a Deus por essa conquista,” disse. Já Leonardo Silva, o outro herói que marcou o segundo gol aos 40min do segundo tempo agradeceu a torcida pelo apoio. “Nós corremos por eles e agradeço a Deus por ter conquistado esse título,” comentou emocionado.

Frases dos Campeões

“Em todas as situações há um lado positivo e outro negativo. Lado positivo do Independência é de nunca termos perdido lá. O positivo daqui é que teremos um público maior. Além disso, não vivo de superstição. O que Deus preparou está preparado, ninguém muda. Deixo nas mãos Dele e tenho essa fé,” Bernard, explicando sobre a tatuagem que descreve uma passagem bíblica e a estrela de Davi.

“Perseverar e acreditar sempre que Deus tem o melhor para nós. Fé é a base de tudo!” Bernard 19jul

“Até aqui nos ajudou o Senhor. Que Deus nos abençoe em mais uma batalha, que possa dar tudo certo!” Bernard 30jun

“Obrigado Por Tudo Senhor ! Hoje Tem Que Dar GALO” Jô Facebook 10julho

“Tenho sorte em finais. Em quase todas, tive a felicidade de fazer gols, então, espero que a sorte continue, que Deus continue abençoando. Agora, é se concentrar e fazer o melhor para poder ajudar os companheiros e dar essa alegria para a torcida do Galo,” disse Ronadinho Gaucho antes da partida

“Senhor dai-me forças pra evitar os maus pensamentos, os maus sentimentos, as más atitudes. Dai-me coragem pra ser e melhorar o que eu sou. Dá-me luz e sabedoria hj.” Diego Tardelli 30maio

“Sou mais forte e vou mais longe quando aqui estás. Te adoro, Senhor!” Tatuagem de Diego Tardelli e título de seu twitter

Fontes

http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2013/07/15/noticia_atletico_mg,256635/movidos-pela-fe.shtml
http://esportes.terra.com.br/futebol/libertadores/ao-vivo/atletico-mg-x-olimpia/14675/
http://www.alterosa.com.br/app/belo-horizonte/videos/2013/05/31/interna-videos,1830/heroi-da-classificacao-goleiro-victor-agradece-a-deus.shtml#.UfFv1o2sim5
https://www.facebook.com/pages/Bernard_11/468696846548596?directed_target_id=0
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/07/bernard-deixa-supersticao-de-lado-aposta-na-fe-e-explica-nova-tatuagem.html
https://twitter.com/b_10duarte
http://futebolparameninas.com.br/2011/12/22/atacante-diego-tardelli-faz-tatuagem-na-costela-e-posta-foto/
https://twitter.com/Tardelli_9
https://www.facebook.com/JoaoAlvesDeAssisSilvaJo32/timeline

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira