LIVE STRONG
Lance Amstrong é um ídolo mas também perseguido por suspeitas de doping. Após vencer 7x o Tour de France (99 a 2005), se aposentou durante 3 anos, participou 2x da NY marathon marcando 2h46min. E por pouco não superou o tetra campeão de Mountain Bike David Wiens nas 100 milhas de Leadville Trail.
Amstrong justificou seu retorno em 2009 "para aumentar a conscientização do impacto global do câncer." Sua fundação tem arrecadado fundos para pesquisas na área e em 2007, juntamente com Agassi, Muhammad Ali, Jackie Joyner entre outros, fundou a Athletes for hope, organização filantrópica que ajuda atletas profissionais a se envolverem com causas. livestrong.org athletesforhope.org
Trecho de seu livro: "It's not about the bike"
"Na noite anterior à cirurgia no cérebro, pensei a respeito da morte. Procurei meus valores e me perguntei, se eu morrer, queria fazer isso lutando ou me renderia? (...) Decidi que seria uma boa pessoa, embora já tivesse tentado, e entendi que o câncer não importava. Perguntei pra mim em que ACREDITAVA. Nunca havia rezado. Tinha muita esperança, desejo, mas não orava. Desenvolvi desconfiança dos grupos religiosos, mas senti que eu tinha a capacidade de ser espiritual e ter uma fé fervorosa. De uma maneira simples, acreditei que tinha a responsabilidade de ser uma boa pessoa, e isso quer dizer, leal, honesto, trabalhador e honrável. Assim retribuiria para a comunidade... No final da vida, se algum SER SUPERIOR me julgasse, espero ter vivido uma vida verdadeira...."
"ACREDITO em fé, por causa de seu brilho... Somos mais fortes do que imaginamos, e FÉ é uma das características mas valiosas... Para continuar acreditando em você, nos médicos, nos tratamentos, acreditar no que eu decidir acreditar... Enfim, eu acreditei."