LOCOMOTIVA TCHECA - Emil Zatopek

LOCOMOTIVA TCHECA - Emil Zatopek

03mai2009. Conhecido como O Tcheco Imortal, Emil Zatopek foi um dos maiores corredores do século 20, pois foi o único a ganhar o ouro nos 5km, 10km e Maratona um uma mesma olimpíada.

Zatopek é considerado o PAI do treino intervalado pois acreditava que era importante correr no ritmo da prova, levando seu corpo ao limite e suportando mais dor que qualquer um. É dele a famosa  frase “É no limiar da dor que separamos os homens dos meninos.”

Também ficou conhecido pelas suas expressões faciais, aparentando sofrimento toda vez que dava seu máximo. Quando questionado sobre suas caretas, Zatopek respondeu: “Não sou talentoso o suficiente para correr e sorrir ao mesmo tempo.”

Emil Zatopek era um conhecido cristão e acreditava que as lutas da vida seriam inúteis sem ter Jesus na frente de seu olhos.  “Peixes nadam, pássaros voam e os homens correm” Ele se sentia como num teatro, representando para os espectadores se alegrarem. Um maravilhoso relacionamento em que o Criador interfere.

“A fé em Jesus multiplica as forças humanas. Deus no dá seu amor através de Jesus, que através do seu sacrifício, nos liberta dos pecados.”  “Felizmente fui abençoado nas Olimpíadas: campeão dos 5.000m, 10.000m e Maratona. Lembrando que antes eu era doente. Se não tivesse corrido, meus compatriotas não teriam ficado felizes. Um dia Jesus irá perguntar: O que você fez para ajudar outras pessoas? Por isso fico muito feliz quando ganho, mas também é ótimo quando você perde pois os outros vencedores ficam felizes.”

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira