Maratona de Berlin 2008 - Haile Gebrselassie

Maratona de Berlin 2008 - Haile Gebrselassie

28set2008. O bi-campeão olímpico (10000m) e recordista mundial (Maratona de Berlin 2008)
Haile Gebrselassie e a campeã olímpica Justine Henin (tênis) desistiram da luta por medalhas por causa da ameaça à saúde causada pela poluição em Pequim 2008, já que são asmáticos. O protesto sutil dos atletas teve mais repercussão do que as passeatas realizadas pelo povo do Tibet que reivindicam sua autonomia desde 1950, quando foi invadida por Mao-Tsé Tung.

Na Filosofia, ÉTICA significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade como um todo, ou seja, o que é bom para a China, deve ser bom para o Tibet e para o mundo inteiro que sofre com os efeitos nocivos da poluição. Haile Gebrselassie desta forma foi ÉTICO pois sua decisão de renunciar à terceira medalha de ouro lhe rendeu meio milhão de dólares (pelo recorde mundial em Berlin 1 mês após os jogos) e foi bom para o povo etíope pois ele continuará sendo ídolo em sua nação e seu nome ficará na história como o maior corredor de todos os tempos.

"Quebrar o recorde mundial é algo muito importante. Eu vou quebrar o recorde, só não sei quando."
"Quando você acredita em algo, você acredita em você também. Eu acredito em Deus. Vou à igreja e oro, não só pra Deus, mas para meu desenvolvimento. Pois seu corpo ficará preparado para fazer o que você pediu para Deus. Porisso acreditar é muito importante. Sou uma pessoa religiosa. Cristão Ortodoxo. Minha família me ensinou a orar."  CNN revealed

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira