MEN'S ARTISTIC GYMNASTICS 3x WORLD AND OLYMPIC CHAMPION EPKE ZONDERLAND (NED)

MEN'S ARTISTIC GYMNASTICS 3x WORLD AND OLYMPIC CHAMPION EPKE ZONDERLAND (NED)

19mar2023. Apelidado de Holandês voador, Epke Van Zonderland obteve duas pratas nos Mundiais de 2009 e 2010 e chegou ao topo após ganhar o ouro nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, quando realizava uma inédita ligação de três vôos na sua principal especialidade a barra fixa.

Zonderland manteve a boa fase vencendo os Mundiais em 2013 e 2014 mas uma queda em 2015 onde sofreu uma concussão e machucou o dedão, comprometeu suas atuações nos Mundiais 2015 e nos Jogos do Rio em 2016. 

Ele conseguiu voltar ao topo com a prata no Mundial 2017 e o ouro em 2018, mas sofreu uma queda nos Jogos de Tóquio em 2021, não chegando às finais.

Antes de viajar para Londres em 2012, Epke disse ao apresentador de TV Leo Fijen que ele acreditava que Deus estava olhando tudo.

Ele disse que sua educação teve um papel fundamental para ele lidar com as adversidades e as "provações" que teve no passado. "É sobre uma certa maneira de pensar," disse. "Que você ainda pode alcançar seu principal objetivo quando as coisas não estão indo bem. Aprender sobre suas falhas, provações e erros. Herdei isso da minha criação." 

Epke também acredita todo atleta precisa de um apoio extra para superar os desafios. "Há momentos quando oro," disse o ginasta. "Especialmente quando você percebe que precisa. Em diferentes situações. Então posso usar algum poder externo." 

O campeão continua ensinando suas lições de vida para um atleta de ponta. "Que você sempre tem que perseverar e ficar positivo," disse. "Ás vezes você cai e eventualmente tem que levantar e continuar."


Fontes

https://en.wikipedia.org/wiki/Epke_Zonderland

https://beam.eo.nl/artikel/8x-christelijke-atleten-olympische-spelen-tokyo

https://www.nd.nl/geloof/geloof/813653/epke-bidt-als-hij-wat-kracht-van-buiten-kan-gebruiken


Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira