MUNDIAL INDOOR DE ARCO E FLECHA 2012
09fev2012. O Mundial Indoor de Arco e Flecha foi realizado entre os dias 05 e 09 de fevereiro em Las Vegas, EUA. Apesar dos favoritos sulcoreanos não estarem presentes neste evento, os EUA estão se firmando como uma nova potência na modalidade ganhando 5 medalhas de ouro,
3 de prata e 1 de bronze.
O maior responsável pela evolução dos EUA no Arco e Flecha é o técnico principal Kisik Lee. O sul-coreano foi contratado em 2006 como tentativa de reerguer o Arco e Flecha nos EUA, que não ganhou medalhas olímpicas nos Jogos de Atenas 2004. Lee foi a primeira pessoa a trazer métodos científicos para o treinamento de Arco e Flecha. Ele criou o National Training System (NTS) e o Biomechanical Efficient Shooting Technique (BEST) que são baseados na análise do controle do corpo, recrutamento muscular e concentração mental, necessários para criar um lançamento certeiro. Ele comandou o time coreano nas décadas de 80 e 90, ajudando o time a vencer 8 medalhas de ouro. Em 1997, se mudou para a Austrália e foi técnico do campeão olímpico Simon Fairweather em 2000, e depois do medalhista de bronze Tim Cuddihy em 2004.
Para Lee, para se tornar um arqueiro eficiente os atletas devem aprender a limpar suas mentes e a focar. “Se você é um cristão, então a pessoa pode ter esse tipo de mente clara,” explica o técnico que foi alertado pelo Comitê Olímpico Americano para não pressionar os atletas a participarem das reuniões que ocorrem todas as manhãs no Centro de Treinamento Olímpico. Lee acredita que a fé faz melhores arqueiros porque ajuda a acalmar suas mentes. Questionado se outras religiões ensinam a focar ele disse que não está certo. “Talvez, mas para mim esta é a melhor resposta. Então por isso que encorajo as pessoas a serem o mesmo que eu,” disse o técnico que teve um encontro com Jesus em 1999 que transformou sua vida. “Só quero mostrar a eles quem eu sou. Sou uma testemunha de Jesus, não apenas um instrutor. Então tenho que encorajar eles como nós podemos mudar em Cristo.