MUNDIAL INDOOR DE ARCO E FLECHA 2012

MUNDIAL INDOOR DE ARCO E FLECHA 2012

09fev2012. O Mundial Indoor de Arco e Flecha foi realizado entre os dias 05 e 09 de fevereiro em Las Vegas, EUA. Apesar dos favoritos sulcoreanos não estarem presentes neste evento, os EUA estão se firmando como uma nova potência na modalidade ganhando 5 medalhas de ouro,
3 de prata e 1 de bronze.
O maior responsável pela evolução dos EUA no Arco e Flecha é o técnico principal Kisik Lee.  O sul-coreano foi contratado em 2006 como tentativa de reerguer o Arco e Flecha nos EUA, que não ganhou medalhas olímpicas nos Jogos de Atenas 2004. Lee foi a primeira pessoa a trazer métodos científicos para o treinamento de Arco  e Flecha. Ele criou o National Training System (NTS) e o Biomechanical Efficient Shooting Technique (BEST) que são baseados na análise do controle do corpo, recrutamento muscular e concentração mental, necessários para criar um lançamento certeiro. Ele comandou o time coreano nas décadas de 80 e 90, ajudando o time a vencer 8 medalhas de ouro. Em 1997, se mudou para a Austrália e foi técnico do campeão olímpico Simon Fairweather em 2000, e depois do medalhista de bronze Tim Cuddihy em 2004.
Para Lee, para se tornar um arqueiro eficiente os atletas devem aprender a limpar suas mentes  e a focar. “Se você é um cristão, então a pessoa pode ter esse tipo de mente clara,” explica o técnico que foi alertado pelo Comitê Olímpico Americano para não pressionar os atletas a participarem das reuniões que ocorrem todas as manhãs no Centro de Treinamento Olímpico. Lee acredita que a fé faz  melhores arqueiros porque ajuda a acalmar suas mentes. Questionado se outras religiões ensinam a focar ele disse que não está certo. “Talvez, mas para mim esta é a melhor resposta. Então por isso que encorajo as pessoas a serem o mesmo que eu,” disse o técnico que teve um encontro com Jesus em 1999 que transformou sua vida. “Só quero mostrar a eles quem eu sou. Sou uma testemunha de Jesus, não apenas um instrutor. Então tenho que encorajar eles como nós podemos mudar em Cristo.

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira