NBA 2009/2010 - LOS ANGELES LAKERS

NBA 2009/2010 - LOS ANGELES LAKERS

15ago2010. O Los Angeles Lakers superou o Boston Celtics no sétimo jogo das finais da NBA 2010, para obter seu 16o título na competição mais acirrada do Basquete Mundial.
O herói da partida foi Ron Artest, veterano que nunca foi confiável nos momentos decisivos, marcou surpreendentes 20 pontos, sendo escolhido MVP (Jogador mais importante). Ron selou a vitória com uma cesta de 3 pontos: "Chuta a bola," ele disse. "Deus me falou para chutar a bola e eu chutei." Kobe Bryant neste jogo não conseguiu jogar devido à marcação. O maior jogador da atualidade, que ganhou seu 5o título de NBA, igualando o recorde de Magic Johnson, foi escolhido MVP das finais. Outro jogador decisivo nos play-offs foi Pau Gasol, o espanhol foi o maior pontuador no jogo 2 e fundamental nos rebotes. Comandados pelo maior vencedor da NBA com 11 títulos, Phil Jachson tem 6 conquistas com o Chicago Bulls de Michael Jordan e 5 pelo Lakers. Jachson acredita que a essência do trabalho de equipe são os relacionamentos e o altruísmo. Uma das maiores características de um líder é ouvir sem fazer julgamentos. Jackson recomenda a meditação para seus jogadores, com o objetivo de melhorar as tomadas de decisões dentro da quadra. Phil também incentiva a religião dentro do time, apesar de estar ligado ao espiritualismo indígena, reza o Pai Nosso antes dos jogos com os jogadores.  http://www.youtube.com/watch?v=hbWvhxvt2E8

O maior exemplo de altruísmo vem do armador. Derek Fisher nunca se importa em ser titular e quando sua filha ficou doente, deixou de ganhar 8 milhões nos play-offs. Ele também não fica envergonhado de declarar publicamente sua fé em Jesus, que morreu na cruz pelos pecados da humanidade.

Kobe Bryant entendeu esse recado. Em 2003, quando foi acusado de abuso sexual, suas prioridades mudaram, ele disse: "Fé vem primeiro, família em segundo e basquete num distante terceiro."

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira