NY Marathon Champion Alberto Salazar
08abr2012. O americano Alberto Salazar foi um corredor de sucesso que venceu durante 3 anos consecutivos a Maratona de Nova Iorque entre 1980 e 1982. Atualmente com 53 anos, Salazar é treinador do Nike Oregon Project, equipe de longa distância que inclui atletas de elite que tentam a classificação para as seletivas americanas, além de atletas de outros países como o britânico Mo Farah.
Salazar correu a ING New York Marathon 2006, aos 48 anos, como coelho do ciclista Lance Amstrong, cujo objetivo era correr sua primeira maratona para abaixo de 3h. Salazar acompanhou-o nas primeiras 10 milhas, enquanto que a campeã olímpica da maratona de 1984 Joan Benoit Samuelson correu a segunda e Hicham El Guerrouj, o campeão dos 1500m e dos 5000m em Atenas 2004, correu o último percurso.
Em 2007, ele sofreu um ataque cardíaco e foi levado aos hospital, sendo liberado uma semana depois. Ele usou essa experiência para lançar um livro chamado "14 minutes: A Running Legend's Life and Death and Life," com co-autoria do escritor John Brant.
Recentemente Salazar falou de seu livro cujo título destaca os 14 minutos em que seu coração parou. "O livro fala sobre minha jornada espiritual, se você prefere chamar assim," falou ao Oregonlive. "Tudo acontece com um propósito. Deus tem um plano para todos nós. Ás vezes não sabemos o que é. Nós apenas temos que continuar procurando. Isso é tudo relacionado à fé. Você nunca saberá ao certo o que a vida te trará, ou necessariamente o que Deus quer que você faça. É um processo que nunca termina. Ás vezes nós complicamos e ficamos confusos. Mas há sempre uma razão."
"Acho que para o livro ser efetivo, tenho que ser honesto sobre mim. Se eu tentar falar sobre Deus e fé, e retratar-me com uma pessoa perfeita, irá perder a credibilidade com as pessoas. Eles pensarão que sou um mentiroso e desonesto. Ou, se eles pensarem que não tenho falhas, então será porisso que tenho fé. Estou longe de ser um santo. Deus não espera de nós sermos perfeitos. Deus espera que nós tentemos dar nosso melhor. Minha visão é que verdadeiramente acredito que Deus quer usar este evento na minha vida para de alguma forma compartilhar minha fé. Se algumas pessoas desconectarem-se disso, se eles pensarem que sou tolo, então que seja," defendeu o campeão.
Fontes
http://www.oregonlive.com/books/index.ssf/2012/04/salazar_puts_faith_over_the_fi.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Alberto_Salazar#cite_ref-6
http://www.firstpost.com/topic/person/alberto-salazar-us-official-alberto-salazar-c-hugs-us-athlete-be-image-07Kk7nhd0Og3c-28453-1.html