O Único bicampeão olí­mpico brasileiro - Adhemar Ferreira da Silva

O Único bicampeão olí­mpico brasileiro - Adhemar Ferreira da Silva

18mai2008. Adhemar Ferreira da Silva é o responsável pelas 2 estrelas do uniforme do SPFC. Paulistano de origem humilde, com 20 anos era o favorito nas olimpíadas de 1948 Londres mas sua falta de experiência o deixou em 11º lugar. Nada mal para um amador que trabalhava de manhã e à tarde, estudava à noite e só tinha tempo para treinar na hora do almoço. Chegou às Olimpíadas de 1952 na Finlândia, mais confiante já com o recorde mundial. Adhemar fez uma competição histórica, superando, em seis tentativas, quatro vezes seu recorde mundial.

Para ele, foi Deus quem o inspirou naquele dia. "Não era nem a mão de Deus, era Ele inteiro. Era um dia em que os pássaros cantavam e os anjos andavam no céu. São em dias assim que os atletas batem recordes", encerrou a competição com o salto espetacular de 16,22 m, conquistando a medalha de ouro.  

Em 1955, Adhemar saltou 16,56 m no Pan-Americano do México, a maior marca que alcançou em toda a sua carreira, reconquistando a condição de melhor do mundo. Um ano depois, iria para Melbourne, na Austrália. Mais uma Olimpíada, mais um recorde: alcançou desta vez os 16,35 m.
Adhemar ganhou mais uma medalha de ouro. Agora o atleta estava quase satisfeito. Já tinha quatro títulos: bicampeão olímpico, campeão pan-americano e campeão paulista.

20/07/2015. Adhemar se tornou o único atleta brasileiro a ganhar duas medalhas de ouro olímpicas e seu nome só entraria no IAAF Hall of Fame em 2012, ano que as meninas do Volei tornaram-se também bicampeãs olímpicas.

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira