OLYMPIC AND WORLD CHAMPION - Shaunae Miller-Uibo (Bahamas)

OLYMPIC AND WORLD CHAMPION - Shaunae Miller-Uibo (Bahamas)

02ago2020. Quando a Bahamiana Shaunae Miller venceu um metting na Jamaica e os Mundiais juniores e de jovens em 2010 e 2011, ela percebeu que poderia se dar bem e viver do atletismo.

Ao ingressar na Universidade da Georgia (USA) ela continuou melhorando seus resultados, vencendo um título no NCAA e vários títulos nacionais nos 200 e 400m, além de ser convocada para os Jogos de Londres 2012. Em 2015 Miller entrou na briga por medalhas em competições importantes e conquistou a prata no Mundial de atletismo realizado na China.

Ela chegou nos Jogos do Rio 2016 com uma chance de vitória e a estratégia de correr forte os primeiros 200m e então tentar manter o ritmo nos 200m finais dos 400m. Mas ela tinha a sua frente a americana Allyson Felix, favorita ao ouro. E a estratégia deu certo, mas nos últimos metros, Miller quase entrou em colapso e caiu na linha de chegada, no momento que Allyson crescia nos metros finais. O "mergulho" foi criticado por muitos comentaristas e a controvérsia não foi a frente pois o photofinish mostrava o tronco caído de Miller a frente do tronco de Felix. "Um monte de gente ainda usa a palavra "mergulho" mas não foi exatamente um mergulho," disse a campeã à Stuart Weir do RunBlogRun. "Estou bem com isso agora mas foi realmente uma queda, perdendo equilíbrio e tentando cruzar a linha. Apenas dou a Deus todo o agradecimento e glória porque acabou da maneira que deveria acabar. E estou grata por isso."

Após as vitórias no Mundial de revezamento 2017 e nos Jogos da Comunidade Britânica em 2018, Miller chegou para o Mundial 2019 com a expectativa do ouro, já que Felix não participaria, mas foi surpreendida pela atleta do Bahrain Salwa Eid Naser, ficando novamente com a prata. "Quando você serve um Deus tão poderoso que não dorme, como você não pode sorrir! Posso não ter conseguido a medalha que queria, mas viemos para esse campeonato preparados para correr 48 baixo e marcamos 48.37 que é .60 mais rápido que meu PR e isso é expressivo... Nós trabalhamos tão duro este ano e o treino não pode parar agora. Deus tem muito mais armazenado para mim e vou continuar dando meu máximo, pois a glória não pertencem a nós, é para Deus...", disse no Instagram a neta de pastor que cresceu num lar cristão rodeada de tios e tias pastores e tendo seus pais ensinando-a a entender isso. "Então sempre soube acreditar em Deus e confiar nele e apenas continuando em aprender mais e mais sobre a Bíblia e Ele... Sempre acredito que as coisas acontecem por uma razão. Acredito que Deus tem um plano para mim e um propósito e confio no tempo de Deus." (RunblogRun)

Fontes

https://www.christiantoday.com/article/shaunae.miller.on.winning.400m.gold.in.rio.i.could.not.have.done.it.without.god/93228.htm https://www.instagram.com/hey_itsshaunae/?hl=pt-br https://www.runblogrun.com/2019/02/twelve-questions-with-shaunae-miller-uibo-by-j-stuart-weir.html https://www.instagram.com/p/B3PDjjFpO16/?igshid=1tswkgc4sob8b

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira