OLYMPIC CHAMPION ATHLETICS 5000m - JOHN NGUGI (KENIA)

OLYMPIC CHAMPION ATHLETICS 5000m - JOHN NGUGI (KENIA)

18abr2021. John Ngugi é um dos maiores atletas de cross country de todos os tempos com cinco títulos mundiais, ao lado do compatriota Paul Tergat (também 5 títulos) e do etíope Kenenisa Bekele (6 títulos).

Ngugi surpreendeu o mundo ao vencer a prova de 5km nos Jogos Olímpicos de Seoul 1988 que não era sua especialidade e com uma estratégia que na maioria das vezes dá errado - realizar um sprint no começo da prova. Mas o talentoso queniano de passadas largas estava em grande forma após vencer seu terceiro título mundial de Cross Country e também pelo fato dele ter escapado no começo e ninguém acompanhá-lo, já que ele havia realizado essa estratégia no Mundial de 1987 e ter dado errado, ficando na 12o lugar. 

Ngugi também foi ajudado pela provocação de seu rival Domingos Castro que disse que o queniano só sabia correr no mato. "Vou derrotá-lo completamente nesta pista," disse o português. Isto deu forças para o queniano.

De fato Ngugi se motivava com as rivalidades, da mesma maneira que quando ficou em 77o lugar nas seletivas quenianas para o Mundial de Cross Country 1987, um ano após ter conquistado seu primeiro título mundial. Os dirigentes queriam levá-lo por seu o atual campeão mundial mas os atletas e técnicos  ameaçaram um boicote que não foi adiante. Antes da prova, um dos técnicos até chegou a mostrar um percurso errado, mas Ngugi defendeu seu título sem problemas.

Após a fama olímpica e o quarto Mundial de Cross Country, ele sofreu várias lesões por causa da quantidade de provas em que ele recebia convites tentadores de premiações altas. Foram duas temporadas e dois Mundiais sem sucesso. Sobre a temporada 1992, Ngugi disse: "Eu orei bastante e apelei para Deus me restituir a minha esperança e minhas forças. Eu sabia dentro de mim que ainda tinha forças para vencer mais títulos mundiais."

Alguns meses antes de completar 30 anos, Ngugi entraria para a história conquistando seu quinto título mundial. "Eu sempre gostei de condições difíceis. Em Boston, havia muita neve, quase na altura dos tornozelos e uma colina difícil. Eu gosto de tais condições e foi assim que ganhei o título."  

Após terminar sua carreira Ngugi criou a John Ngugi Foundation que está ajudando muitas crianças pobres a descobrirem seus talentos no Quenia. “É sempre recompensador e uma benção ajudar os menos afortunados da nossa comunidade... Meu melhor conselho para os jovens é treinar duro e permanecer focados, e evitar treinar demais...”

“A vida é o que você faz ela parecer. Deus tem dado a todos nós diferentes talentos. Nós apenas precisamos utilizar nossos talentos inteligentemente.” 
 
FONTES
https://www.worldathletics.org/news/news/a-kenyan-xc-legend-john-ngugi
http://www.garycohenrunning.com/Interviews/Ngugi.aspx

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira