OLYMPIC CHAMPION - JAVELIN THROW - Arto Harkonen (FIN)

OLYMPIC CHAMPION - JAVELIN THROW - Arto Harkonen (FIN)

20jun2021. O finlandês Arto Harkonen teve uma carreira curta mas que terminou com a medalha de ouro olímpica.

Treinado pelo seu pai Kalevi, sua primeira medalha internacional foi a prata no Campeonato Europeu Junior, seguido pela prata na Universíade 1979. Competindo com os favoritos alemães orientais e russos, ele obteve o 5o lugar no Europeu e nem chegou a final do Mundial em 1983.

O boicote da União Soviética favoreceu o finlandês mas ele teve que superar o recordista mundial Tom Petranoff dos EUA, que era o favorito, além dos campeões finlandeses e vários lançadores que tinham melhor marca que ele.

Milhões de telespectadores viram o finlandês em lágrimas no pódio mas nesse momento emocional, Harkonen se encontrou pensando que a glória da vitória pertence a Deus. "Claro, chorei de alegria e de realização que alcancei e que sonhei desde criança. Entretanto, eu não poderia falar sobre minha vitória olímpica se Deus não tivesse me dado os dons que permitiram eu alcançar meu sonho," descreveu no Lapland People's Case em 2003. "Mesmo antes dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, minha esposa e eu fomos a igreja. Senti na época que algo estava faltando em minha vida. Meu anseio pelo amor de Deus era forte mesmo então."

Após os Jogos de Los Angeles, Harkonen se retirou do esporte para se dedicar aos estudos de Teologia. Ele recebeu o diploma de mestre em Teologia e se tornou evangelista no Logos Ministries of Finland e pastor em Klaukkala. "Jesus se tornou meu mestre," testemunhou. "Se eu morrer hoje, saberia pra onde estou indo."

Fontes
https://olympics.com/pt/atletas/arto-harkonen
https://www.iltalehti.fi/urheilu/a/2016032521325425

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira