OLYMPIC CHAMPION SEOUL'88 and WORLD RECORD HOLDER DUNCAN ARMSTRONG (AUS) - 200m freestyle

OLYMPIC CHAMPION SEOUL'88 and WORLD RECORD HOLDER DUNCAN ARMSTRONG (AUS) - 200m freestyle

19abr2020. Após estrear internacionalmente com um ouro nos 400m livres dos Jogos da Comunidade Britânica em 1986, o australiano Duncan Amstrong chegou àsOlímpíadas de Seoul 1988 em 46o no ranking mundial. Chegando a final dos 200m livres, que tinha como favoritos o americano Matt Biondi e alemão Michael Gross, ele desenvolveu uma forte confiança após anos treinando 20km por dia com o técnico Laurie Lawrance e inúmeros campeões e recordistas mundiais. "Você olha pra baixo na sua raia e sabe que fez tudo que possivelmente podia e está preparado para a prova. Alguém tem que ganhar. Por que não eu?", disse ao YourSwimLog.com. Armstrong planejou nadar o tempo todo ao lado de Biondi, e sabia que podia ganhar porque tinha uma chegada forte. Além de ganhar o ouro, o australiano também quebrou o recorde mundial e ganhou a medalha de prata nos 400m, se aposentando após as Olimpíadas de 92, onde o revezamento foi desclassificado para a final.

Após se aposentar e entrar no Hall da fama australiano em 1993 e Internacional em 1996, Duncan tentou encontrar seu lugar no mundo real, onde conviveu num mundo de drogas, sexo, bebidas e rock'n'roll, além de um casamento frustado que terminou em 2 anos.
Então aos 35 anos se viu tendo que iniciar uma nova vida novamente, buscando outra companheira, outra casa...
Foi quando sua namorada começou a ir para a igreja junto com um casal de amigos que eram muito firmes em sua fé e tinham um casamento sólido. E ele foi um dia. "Foi muito divertido. Muitas palmas e alegria, igreja Pentecostal e todo mundo cantando e batendo palmas no ritmo da música, e tinham telão de karaoke e a banda. Eu apenas zoei e zoei e zoei..." mas após seis visitas... "Tinha tido este incrível encontro com Deus. Seu peso aterrizou em mim, e fui quase hiperventilado, e havia esta pureza de amor que nunca tinha sentido antes." Duncan caia em lágrimas enquanto tinha esse encontro com o que ele agora chama de Senhor e isso durou 1 ano. "Toda vez que penso sobre Jesus Cristo e Seu sacrifício por nós e o grande amor que Ele tem por nós. Toda vez que toco nisso eu caio em lágrimas, o que é problemático para um homem."
"Nós tivemos três lindas crianças juntos agora Becky e eu e nossas vidas tem sido mais profunda e rica ou mais colorida ou mais amável do que do que nunca foi."

FONTES
https://en.wikipedia.org/wiki/Duncan_Armstrong
https://vision.org.au/radio/2018/04/17/an-olympic-gold-medallists-encounter-with-god/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira