OLYMPIC GAMES London 2012 - Claressa Shields

OLYMPIC GAMES London 2012 - Claressa Shields

09ago2012. A americana de 17 anos Claressa Shields conquistou o ouro da categoria 75kg, na estréia feminina do boxe olímpico em Londres 2012. Ela superou a campeã mundial de 2010 da categoria 81kg+ a russa de 34 anos Nadezhda Torlopova, que teve que reduzir seu peso para competir nas Olimpíadas. Com um cartel de 26 lutas e nenhuma derrota, Shields experimentou sua primeira derrota ao tentar a classificação olímpica para Londres.
Claressa nasceu e foi criada na cidade de Flint, Michigan, berço da General Motors mas que nas décadas de 80 e 90 se tornou uma das 5 cidades mais violentas dos EUA. Então como muitas famílias da região, sua família passou por muitos reveses. Sua mãe bebia e seu pai ficou preso durante sua infância. Em entrevista recente para a Essence Magazine, ela contou que foi vítima de abuso sexual por uma das famílias que cuidava dela. Ela também passou fome e lembrou de seu início no boxe, "quando corria e via todos aqueles drogados e eu apenas não queria ser como eles - eu queria ter uma vida melhor."
Quando perguntaram a Claressa, o que passava por sua cabeça na hora do hino nacional ela destacou, "Eu estava pensando, você sabe, Deus, ele conhece meu coração. isto é algo que quero por um longo tempo, mesmo quando sentia que o boxe não estava indo bem, minha vida não estava indo bem." Quem a ajudou a se manter no caminho foi o técnico Jason Crutchfield, cuja família a adotou no começo de sua carreira. "Um monte," suspirou Crutchfield. "Problemas pessoais, assuntos familiares. Ela teve altos e baixos. Nós tivemos. Mas nós superamos."
O técnico trabalhava na construção e a noite treinava uma dúzia de jovens boxeadores em Berston. "Eu apenas mantive ela focada," explica.
Após seu retorno, Claressa tem dado palestras em igrejas e quer ser uma inspiração para pessoas de todos os lugares e transmitir mensagens positivas para os jovens. "Eu apenas quero que as pessoas olhem para mim e tentem se tornar melhores," testemunhou a cristã que superou as adversidades com trabalho duro e oração. Ela disse que antes de cada luta ficava no quarto escutando rap para motivar, acompanhado de gospel se estivesse nervosa.
Antes de cada luta ela também orava em seu corner. "Uma coisa que você sempre tem que fazer é oração," disse em sua palestra ao grupo de jovem da Holy Ghost Church Ministries. "Deus, ele realmente me auxiliou. Deus fará sua parte, mas você tem que fazer a sua, também."

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira