OLYMPIC GAMES London 2012 - Meseret Defar

OLYMPIC GAMES London 2012 - Meseret Defar

11ago2012. Em sua terceira participação olímpica, a etíope Meseret Defar que já superou os recordes mundiais nos 5.000m em 2006 (14:24.53) e 2007 (14:16.63), conquista em Londres sua terceira medalha olímpica, tendo sido campeã em 2004 e 2012, e obtido o bronze em Pequim 2008.
A atleta de 29 anos nascida em Addis Ababa entrou para a história em Londres como a única bicampeã da prova, cruzando a linha de chegada emocionada e com a dor estampada em seu rosto. Logo após cruzar a linha, Defar retirou de seu top uma imagem tradicional da Igreja Ortodoxa, a mãe de Jesus com o filho, beijando e repetindo as palavras em amharic, "Amlake hoy! Amlake hoy!" que significa Meu Deus! Meu Deus!. "Depois de oito anos, para eu vencer o ouro aqui é uma grande realização, e sinto como se tivese nascido de novo," disse Defar, que também já foi campeã mundial em 2007. "Ganhar o ouro em sua terceira Olimpíada é muito difícil. Eu tenho passado por tempos difíceis. Perdi campeonatos por causa de doenças. Esta foi uma Olimpíada muito crítica para mim porque poderei não competir outra olimpíada, então agradeço a Deus."
A queniana Vivian Cheruiyot era a favorita após a conquista dos campeonatos mundiais em 2009 e 2011, e também sua compatriota Tirunesh Dibaba, que apesar de estar vindo de lesões, era apontada como favorita após vencer os 10.000m. "Perdi muitas corridas," disse Defar. "Então quando Deus fez este sonho tornar-se realidade, minhas emoções foram além do controle."
Defar também explicou mais detalhes de sua preparação. "Depois de três corridas na Diamond League, mudei meu treinamento," disse. "Eu vim de treinamento para meetings para treinos muito mais focados. Meu marido serviu como meu treinador, e mudei o trabalho que estava fazendo. Eu dedico esta medalha para três grandes pessoas, meu pai, minha mãe e meu marido Teddy -especialmente meu marido Teddy, que tem ido em tantas provas e tem feito tantos sacrifícios por mim," homenageou a atleta com seus olhos cheio de lágrimas.
A atleta também lembrou de suas filhas adotivas. "Eu estava pensando muito em minha família, meu marido, que tem passado por tudo, e especialmente, minhas duas garotas, Melat e Lydia. Especialmente a pequena, que acompanhava-a quando estava partindo dizendo 'Por favor, vença por mim."
Agora Defar volta pra Etiópia igualando a façanha de Derartu Tulu, que venceu dois ouros em 1992 e 2000. "Tenho esperado por este dia por um longo tempo," disse a campeã

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira