OLYMPIC GAMES TOKYO 2020 - OLYMPIC AND WORLD CHAMPION ELIUD KIPCHOGE

OLYMPIC GAMES TOKYO 2020 - OLYMPIC AND WORLD CHAMPION ELIUD KIPCHOGE

15mai2022. Após entrar no Guiness World Record como a "primeira maratona abaixo de duas horas" no desafio INEOS e conquistar sua segunda medalha consecutiva na maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, feito alcançado por apenas três homens na história após Abebe Bikila (1960 e 1964) e Waldemar Cierpinski (1976 e 1980), Eliud Kipchoge já é considerado o maior maratonista de todos os tempos.

"A razão para correr 1:59 não é performance," disse. "A razão para correr 1:59 é para falar para o fazendeiro que ele não é limitado; para a professora que ela pode produzir bons resultados na escola; para o engenheiro... que ele pode partir para outro projeto."

Além de campeão Kipchoge também é um filósofo-de-plantão, um Yoda que veste camisa de Dri-fit e que redefine os limites humanos, falando em provérbios e significados de ficar no topo durante tanto tempo. "Apenas os disciplinados na vida são livres. Se você não é disciplinado, você é um escravo de seu humor e de suas paixões," disse em uma entrevista antes de bater o recorde da maratona de Berlin. "A melhor época para plantar uma árvore foi a 25 anos atrás. A segunda melhor época é agora."

A razão destes pensamentos pode estar relacionado com sua origem, de sua descendência como um Talai, pequeno clâ da tribo de Nandi no Quênia. "Os Talai foi o clã que produziu nossos líderes," disse o governador da província. "Eles são profetas - povo que povia ver o futuro."

Mas enquanto a maioria das estrelas da corrida se desviam por causa do alcool e de investimentos ruins, Kipchoge permanece humilde no camp de treinamento, sob orientação do técnico Patrick Sang, ex medalhista olímpico e mundial e onde mora com sua esposa. "O ingrediente chave, para ele, é uma mente forte," Sang adicionou. Além disso, religião tem um importante fator em sua vida. "Me mantém longe de fazer coisas que poderiam me tirar dos objetivos. Domingos, vou para a igreja com minha família. Oro regularmente, mesmo na manhã antes de uma prova," disse ao Running Coach Blog. 

E o campeão e parceiro de treinos Geoffrey Kamworor completa: ""Ele apenas é um cara que trabalha duro, um cara simples, que acredita muito nele." 

Fontes
https://www.nytimes.com/2020/10/02/sports/eliud-kipchoge-talai-kenya-london-marathon.html
https://economictimes.indiatimes.com/magazines/panache/words-of-wisdom-by-eliud-kipchoge-the-marathoner-who-speaks-like-a-life-coach/articleshow/65850714.cms
https://www.timesunion.com/local/article/Kenyans-Marathon-record-breaker-is-Godly-man-14546085.php

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira