OLYMPIC GAMES TOKYO 2020 - TRIATHLON MIXED RELAY - OLYMPIC SILVER KEVIN MCDOWELL (USA)

OLYMPIC GAMES TOKYO 2020 - TRIATHLON MIXED RELAY - OLYMPIC SILVER KEVIN MCDOWELL (USA)

 22mai2022. O sobrevivente de câncer aos 18 anos Kevin McDowell estava no time que conquistou a prata na estréia do revezamento misto nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ao lado de Katie Zaferes, Taylor Knibb e Morgan Pearson.

McDowell começou a competir aos 10 anos e conquistou um terceiro lugar no Mundial Junior em 2010 e uma prata nos Jogos olímpicos da juventude 2010.
Ele era o americano mais experiente do circuito mundial até que o diagnóstico de Hodgkin´s Lymphoma atrasou sua carreira e ameaçou sua vida. Após terminar o intenso tratamento de quimioterapia em 2011, Kevin achou que retornaria ao topo rápido mas enfrentou uma batalha mental e física nos treinos rumo ao circuito mundial. "Para ser honesto, Lance Amstrong me deu uma falsa esperança," disse sobre o ex-herói. "Achei que podia fazer o mesmo que ele no pós-câncer. E então descobri que ele tomou um monte de testosterona e esteróides, que o ajudaram a recuperar rápido. Eu não estava fazendo isso e demorou muito pra voltar. Tudo estava tão fora do lugar."

McDowell sente que devia ter controlado um pouco mais a intensidade dos treinos e dar mais tempos para o corpo descansar e reencontrar o equilíbrio. "Em 2013, Falei com o pessoal da USA Triathlon e disse, 'Não consigo mais fazer isso.' Meu corpo estava quebrado, emocionalmente, eu estava um bagaço. Eles falaram para eu parar de competir e apenas focar na escola," relembrou. Isso permitiu que McDowell se recuperasse física e emocionalmente.

Apesar do difícil tratamento que teve que suportar, McDowell teve o apoio de sua família, da igreja e de uma organização de caridade chamada Cal's Angels, que ajudam, fazem campanhas de conscientização e fundos para pesquisa para ajudar crianças combaterem o câncer. "Ele era fervoroso e contava sua história sobre fé e Deus trabalhando em sua vida," disse o reverendo Jeffry Bross da Igreja Unificada Metodista de Aurora. "Ele veio sozinho pra igreja quando estava no colegial e na época era o número um do mundo. Sua família o acompanhou e começou a vir na Flowing Forth, então ele evangelizou."

Fontes
https://www.triathlete.com/events/olympics/8-things-you-should-know-about-cancer-surviver-and-olympian-kevin-mcdowell/
https://en.wikipedia.org/wiki/Triathlon_at_the_2020_Summer_Olympics_%E2%80%93_Mixed_relay
https://www.umcnic.org/news/triathlete-to-watch-in-summer-olympics

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira