OLYMPIC WINTER GAMES - BEIJING 2022 - Olympic and World Champion NILS VAN DER POEL (SWE) Speed Skating

OLYMPIC WINTER GAMES - BEIJING 2022 - Olympic and World Champion NILS VAN DER POEL (SWE) Speed Skating

06FEV2021. O campeão mundial 2021 nos 5000m e 10000m e recordista mundial dos 5000m e 10000m Nils Van der Poel era o favorito para o ouro nos 5000m e não decepcionou estabelecendo o novo recorde olímpico com o tempo de 6:08.84, dando a Suécia o ouro no speed skating após 34 anos.

Após o Mundial, ele foi sincero em dizer que provavelmente não seria campeão olímpico. Não foi falsa modéstia pois os holandeses sempre supreendem e levam o ouro. Além disso, a desilusão de ter obtido a 14a colocação em Pyeongchang levou o sueco a abandonar o esporte e se alistar no exército. Lá ele descobriu que soldados e atletas igualmente precisam estar descansados para ficarem motivados.

Ele já havia feito isso após o ouro no Mundial Junior em 2015 quando decidiu acabar com a carreira de Speed skater porque "odiava". Ao mesmo tempo ficar sem esporte levou-o à escuridão. "Eu não comia, a ansiedade tomou conta do meu estômago. Não tinha idéia o que era minha vida por um longo tempo," disse.

Dois dias após vencer a Copa do Mundo, Van der Poel ficou sabendo que o câncer de sua mãe Agneta estava progredindo. "... duas semanas depois ela morreu. Há muitas razões para desprezar a vida e se revoltar. Desculpas pra escolher o caminho mais fácil, mentir, enganar e invejar. Mas há também um monte de pessoas que precisam do melhor de nós. Nunca serei o mesmo novamente. Tenho que ter algo mais agora. Minha mãe me deu tudo que precisava pra me cuidar. Mas ela não me deu tudo que queria. Queria mais 24h com ela," disse o campeão.

Sua mãe também deixou para Van Der Poel outra coisa que iria mudar sua vida. Um versículo bíblico que ele sempre tem citado em entrevistas: "Deus não nos deu um espírito de covardia, mas um espírito de força, amor e equilíbrio."

Apesar de não ser religioso, em suas redes sociais, ele já postou um trecho de um sermão dentro de uma igreja.

Fontes
https://ebonyst.com/skater-nils-van-der-poel-remains-a-philosophical-outsider-from-sweden/ 
https://www-expressen-se.translate.goog/sport/vintersport/sa-det-vid-frukosten-tva--veckor-senare-dog-hon/?_x_tr_sl=sv&_x_tr_tl=en&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc
https://twitter.com/NilsPoel

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira