OLYMPIC WINTER GAMES - BEIJING 2022 Olympic and World Champion Petra Vlhová (SLK)

OLYMPIC WINTER GAMES - BEIJING 2022 Olympic and World Champion Petra Vlhová (SLK)

27FEV2021. A campeã da Copa do Mundo de Esqui Alpino 2021 Petra Vlhová da Eslováquia superou as vice-campeãs de Pyeongchang 2018 Katharina Lienberger da Áustria (Team Event) e Wendy Holdener da Suiça (slalom) para conquistar a única medalha de ouro da Eslováquia nestes Jogos Olímpicos Beijing 2022.

Vlhová competiu um pouco mais relaxada após sua rival Mikaela Shiffrin não conseguir terminar as descidas em duas provas, mas a maior razão por trás do seu sucesso foi a mudança de técnico. "Mauro me deu algo grandioso, porque ele me deu sorrisos," Vlhová disse, citando que estava cansada nas últimas temporadas e não estava feliz em esquiar. "Agora, a cada dia, mesmo quando estou cansada, estou feliz de voltar para a neve. Rindo muito com o time... Sorrisos, desfrutar o esporte...  apenas ter diversão e esquiar. Isto estava faltando nos anos anteriores."

Mas havia uma discussão se a mudança traria um bom resultado nas Olimpíadas porque o treinador anterior Livio Magoni a ajudou na conquista de várias medalhas em Mundiais e a liderança da Copa do Mundo 2021. "É normal para uma pessoa comparar e não culpo as pessoas disso, foi diferente com Livio e Mauro. Mas eles tem que respeitar pois foi minha escolha. A vida é assim. Estou feliz agora. Precisava desta mudança, Queria isso também. Não foi fácil. Eu também comparo eles ás vezes e então eu penso, graças a Deus."

Petra precisava de mais férias além de ficar mais descontraída e não chegar ao ponto de estar no topo da montanha e pensar, "Oh Deus de novo". No Mundial 2019, quando ganhou um ouro, uma prata e um bronze, ela não estava bem. "Foi um drama e um dia difícil. As condições não estavam ideais, mas meu corpo e cabeça não estavam bem também. Foi também um enorme esforço para mim. Quando cheguei para a segunda descida, honestamente, não acreditei que estava em primeiro. Tive uma sensação muito ruim. Entretanto, quando vi que estava liderando por mais de um segundo, comecei a acreditar e rezar," disse a RTVS.

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Petra_Vlhov%C3%A1  
https://newsbeezer.com/slovakiaeng/vlhova-compares-magoni-to-the-new-coach-then-i-think-thank-god/
https://www.webnoviny.sk/bola-to-drama-moje-telo-a-hlava-neboli-idealne-hovori-o-slalome-v-aare-bronzova-petra-vlhova/
https://gazette.com/ap/olympics/a-huge-change-helped-petra-vlhova-to-olympic-gold/article_c9e6aa35-31ea-532e-90f7-a483b4645507.html

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira