OLYMPIC WINTER GAMES - BEIJING 2022 World and Olympic Champion Hwang Dae-Heon (KOR)

OLYMPIC WINTER GAMES - BEIJING 2022 World and Olympic Champion Hwang Dae-Heon (KOR)

13mar2022. O sul-coreano Hwang Dae-heon conquistou seu primeiro ouro olímpico nos 1500m short track, após a prata em Pyeongchang 2018 (500m) e os bicampeonatos mundiais de 2018 e 2019 (500m e revezamento 5000m), dois dias após a controvertida prova dos 1000m que tirou dois coreanos favoritos das semifinais.

As apelações do time coreano na International Skating Union (ISU) foram rejeitadas pois as regras estão mais estritas visando ser mais justo e favorecendo os atletas que estão na frente, punindo os atletas que tentam ultrapassar. Mas as críticas da comunidade foram grandes, também após a desclassificação do Húngaro que liderava e teve atrito com o chinês que vinha de trás.

Hwang manteve uma postura positiva, foi agradecido e afirmou que, apesar de algumas partes um pouco ruins da competição, iria usar estas experiências para melhorar ainda mais e mostrar ao mundo uma boa imagem do speed skating short track e dos esportes de inverno.

Dois dias depois o revezamento de 5000m da Coréia do sul com a participação de Hwang alcançaria a medalha de prata, dando impressão que as desclassificações injustas tinham cessado.

Os Jogos Olímpicos de Pequim 2022 foram marcados como a segunda olimpíada afetada pela pandemia Covid-19, que também impediu algumas atividades extra-competições como os serviços religiosos sempre presentes nas Vilas Olímpicas. Hwang Dae-heon foi um dos atletas que participaram dos serviços em Pyeongchang 2018, além de outros atletas cristãos como o campeão olímpico de Vancouver 2010 (10000m) e Pyeongchang 2018 (mass start) Lee Seung-hoon, Lee Si-Hyeong e You Young (Figure Skating), Kim kyung-ae e kim young-mi (Curling), Park jae-ahn (Cross Country, Kim so-hee (Ski Alpino), Kim dong-hyun, Quartz jin e jeong hyun-woo (Bobsled).

Segundo o capelão olímpico Pastor Hamduk-ki, assim como as nações tem a oportunidade de mostrar o patriotismo e o sucesso de seu país, atletas cristãos tem a oportunidade de propagar o amor e os valores olímpicos, a união entre os povos, os códigos de ética, fair play e os valores cristãos que tornariam nosso mundo mais compreensivo.

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/South_Korea_at_the_2022_Winter_Olympics
https://www.christiantoday.co.kr/news/345573
https://www.globaltimes.cn/page/202202/1251898.shtml

 

 

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira