PAN-AMERICAN AND 3X WORLD CHAMPION - AMBER NEBEN (USA) CYCLING

PAN-AMERICAN AND 3X WORLD CHAMPION - AMBER NEBEN (USA) CYCLING

04jun2023. A especialista de contra-relógio Amber Neben dos EUA tornou-se campeã panamericana pela quarta vez 22 anos depois de colocar seu primeiro Bib como atleta de elite.

Aos 48 anos de idade, Neben é três vezes campeã mundial após as conquistas de 2008 e 2016 no Time trial e de 2012 no Time trial por equipes. "Já disse isso várias vezes, mas você nunca é tão novo ou velho ou qualquer coisa para sonhar. Se Deus tem te dado uma habilidade ou uma paixão, não fique com medo de usá-la não importa o que o "mundo" possa dizer que é um limite!"

Ela pedalou numa média de 43.678km/h no percurso de 25,6km em Panama City semana passada, chegando a frente da chilena Valentina Villalón que é 21 anos mais jovem e da canadense Alison Jackson 14 anos mais jovem. 

Neben começou no ciclismo após de machucar quando estava ranqueada entre as 10 melhores corredoras de cross country dos EUA. Ela se tornou uma rata de academia e pedalando a 100rpm nas aulas de spinning, duas vezes por dia, descobriu que tinha construído a base para competir em outra modalidade.

Profissional desde 2002, Neben já passou por 9 equipes de ciclismo profissional e além dos Mundiais e panamericanos, tem em seu currículo 5x campeã nacional de time trial e de estrada, e vitórias em estágios de tours. "Meu objetivo é sempre me preparar bem, cuidar dos detalhes e depois executar no dia. Tento não me preocupar com as coisas que estão fora do meu controle, mas simplesmente focar em fazer o meu melhor com as coisas que posso controlar. Então, eu apenas dou o meu melhor no dia. A alegria para mim está no processo e no desafio da fé para me apoiar na força de Deus e não na minha. Quando eu venço, é sempre especial, mas não é tudo. "

Neben estudou em colégio cristão e se lembra de ter uma fé realmente sólida já no colegial. Quando surgiram as lesões, ela sabia que apenas deveria perseverar naquilo, que Deus estaria com ela e que usaria Sua força no meio de tudo aquilo para superar. "... é porque estou aqui e como cheguei aqui...  tudo por causa Dele."


Fontes

https://en.wikipedia.org/wiki/Amber_Neben

https://fecampea.org/blog/artigo/uci-road-world-championship-amber-neben

https://www.cyclingweekly.com/racing/god-is-why-im-still-racing-amber-neben-on-winning-the-pan-american-tt-championships-at-48

http://www.beyondtheultimate.org/athlete/Amber-Neben


Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira