PAN AMERICAN CROSS-COUNTRY CHAMPIONSHIP - Johnatas de Oliveira Cruz - BRA

PAN AMERICAN CROSS-COUNTRY CHAMPIONSHIP - Johnatas de Oliveira Cruz - BRA

01mar2020. O brasileiro Johnatas de Oliveira fez história ao conquistar o primeiro campeonato panamericano de Cross Country realizado em Langford, Canadá.

De Oliveira superou a linha de chegada o 4x campeão da NCAA Anthony Rotich, num grupo que incluia atletas do Brasil, Peru, Mexico e USA. "Foi o resultado mais importante da minha carreira," contou o atleta que também é gari para a CBAt. "Tenho corrido competitivamente por apenas 4 anos. Foi uma chegada sensacional, mas eu não ia desistir, especialmente tudo que passei neste tempo frio." 
Quando chegou a São Paulo há mais de 15 anos atrás, Johnatas tinha o sonho de ser jogador de futebol, passando em peneiras de vários times, mas a necessidade de trabalho fez o garoto buscar outros trabalhos, tornando-se frentista e posteriormente coletor da EcoUrbis. Ele contou que costuma percorrer 20 a 30km por dia e começou a ver o lado bom do trabalho, como a melhora da resistência física. Ao participar das seletivas da CBAt, Johnatas começou a obter bons resultados nas provas, obtendo a segunda colocação no campeonato nacional de Cross-Country.
Mineiro de São Pedro dos Ferros, Johnatas é pai de três crianças e filho de mãe costureira e pai que trabalhava na roça. Ele conta que a família é muito unida e cresceu aprendendo a se ajudar. "Sempre me ensinaram o que é certo. E que, mesmo que as pessoas te magoem e te machuquem, você aprenda a perdoar o próximo e a ser grato."
Sobre a sua serenidade e confiança para conquistar as vitórias, Johnatas explica que a gratidão faz parte de sua rotina. "Agradeço a Deus por tudo: por acordar, por permitir que eu tenha alimento a cada dia e por olhar no rosto da minha esposa e filhos e vê-los contentes." 
Ele também é agradecido à profissão de coletor e ao apoio da empresa que lhe dá material e suplementos, mas sonha em viver do esporte e também está fazendo um curso supletivo, para não terminar como seus pais sem o ensino fundamental.

Fontes
https://www.worldathletics.org/news/report/pan-american-cross-country-cup-2020-oliveira
https://blog.aricanduva.com.br/saude-e-esporte/campeao-da-aricanduva-speedo-run-2019-907/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira