Pan American Handball Championship
08jun2013. Foi o oitavo título da Seleção Brasileira de Handebol feminino no Campeonato Panamericano de Handebol. O Brasil venceu de forma invicta o campeonato e sempre com placar folgado, batendo EUA, Costa Rica, México e República Dominicana na fase de grupos, Paraguai na semifinal e Argentina na final. Alexandra Nascimento foi eleita a melhor jogadora do campeonato, enquanto que Ana Paula Rodrigues foi a melhor armadora central, Mayssa Pessoa a melhor goleira e Fernanda França a artilheira do campeonato com 55 gols marcados. A goleira Bárbara Arenhart também foi decisiva na final e o técnico dinamarquês Morten Soubak afirmou que ficou feliz com o time e satisfeito com o desempenho de todas.
Eleita a melhor jogadora de handebol do mundo em 2012, a brasileira Alexandra Nascimento foi escolhida para ser tema de um selo e carimbo dos correios, patrocinador da modalidade no país. "É um orgulho ter esse privilégio de receber o reconhecimento pelo meu trabalho," destacou a jogadora que joga no time atual campeão austríaco. "Foi uma temporada maravilhosa com todos esses títulos em equipe e individuais. Recebi a notícia pela confederação e, imediatamente, contei ao meu marido (o jogador chileno Patrício Martínez). Nossa emoção foi muito grande e começamos a chorar." A atleta também comemorou através do facebook. "Quero agradecer a Deus, minha família, amigos, confederação Brasileira de Handebol e os Correios. Estou explodindo de tanta alegria."
Quando recebeu o prêmio de melhor jogadora do mundo, Alexandra lembrou do seu passado. "Eu só tenho a agradecer pelo resto da minha vida," contou em entrevista à FoxSports. "Passei por dificuldades, mas consegui vencer na vida. Sou capitã da equipe... Eu venho da favela. E agora, onde estou não tenho nada a pedir a Deus...
Mas quem pensa que Alexandra sempre buscou o reconhecimento se engana. "Eu ganhei esse prêmio pelo trabalho de 9 anos aqui na Europa, por todas as dificuldades que passei na minha vida, por aqueles momentos em que você acha não vai dar mesmo. Mas quando você acredita em uma coisa e faz aquilo realmente por amor, sem pensar no que vai ganhar em troca, só vai colher frutos positivos. Nunca pensei em dinheiro, em ganhar prêmio. Tento sempre dar 100% no treino, o que é mais difícil na vida de um atleta: estar bem todos os dias, o dia inteiro. O sucesso não tem nada a ver com classe social. Eu venho da favela. Tem a ver com vontade e o tamanho do seu sonho, da sua fé."
Mesmo após as conquistas, Alexandra mantém a humildade e agradece a todos que a apoiaram. "O meu recado para todas as pessoas que têm um sonho e que, talvez, não tenham dinheiro nem ajuda, que não desistam, pois se você tem fé, humildade e acredita no seu trabalho, tudo é possível. Eu também passei por muita coisa e hoje faço uma análise. Se Deus me perguntasse se eu faria tudo de novo, sem dúvida, rapidamente eu diria que sim."