RIO 2016 TAEKWONDO OLYMPIC CHAMPION - Cheick Sallah Cissé - Ivory Coast

RIO 2016 TAEKWONDO OLYMPIC CHAMPION - Cheick Sallah Cissé - Ivory Coast

08nov2020. Um dos momentos mais marcantes dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi a conquista da primeira e única medalha de ouro de Costa do Marfim, no último segundo da final do Taekwondo categoria 80kg.

O campeão dos Jogos Africanos 2015 Cheick Sallah Cissé estava perdendo por 4-6 quando no último segundo, o britânico Lutalo Muhammad sofreu uma penalização de um ponto e um chute na cabeça de 3 pontos, perdendo a luta por 8-6. A noite foi histórica para Costa do Marfim pois Ruth Gbagbi também ganhou um bronze na categoria 67kg. "A medalha de ouro para mim é o encorajamento de dois anos de trabalho duro," disse Cisse, que começou a competir internacionalmente em 2014. "Estou muito orgulhoso de minha medalha. Não foi eu, é Deus. Eu não tenho o poder de trazer todo mundo aqui. É o poder de Deus que fez isto para mim." 

Cissé continuou a boa fase em 2017, onde ganhou 3 das 4 etapas do Grand Prix, fechando o ano como número 1 do mundo. No twitter, ele contou seu segredo. "Coloque Deus em primeiro e você nunca será último."

O Taekwondo foi levado para a Costa do Marfim pelo coreano Mestre Kim Young Tae, que fez um excelente trabalho onde as pessoas respeitam e tem interesse pelo esporte, conforme explica o técnico nacional Tadjou Attadda. Agora o esporte é popular no país e o governo ajuda a financiar os atletas. Mesmo assim Cissé treina na Espanha onde pode se concentrar e corrijir as técnicas que sempre estão em evolução.

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Cheick_Sallah_Ciss%C3%A9  
https://twitter.com/cisscheick2
https://www.wtkmedia.com/taekwondo-ivory-coast-coach-asks-for-help-to-grow-taekwondo-in-africa/ 
https://www.globaltimes.cn/content/1001692.shtml

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira