STANLEY CUP 2006 AND WORLD CHAMPION 2007  - CAM WARD (CAN)

STANLEY CUP 2006 AND WORLD CHAMPION 2007 - CAM WARD (CAN)

21mai2023. Apesar de não ter conseguido a medalha de ouro olímpica, o canadense Cameron Ward teve uma carreira vitoriosa no hóckey sobre gelo e foi incluído este ano no Hall da Fama do Carolina Hurricanes após ajudar o time a vencer a Stanley Cup 2006, ganhando o troféu Conn Smythe que premia o melhor jogador dos playoffs da NHL.

Ward não foi escolhido para os Jogos Olímpicos de 2006, onde o Canadá alcançou apenas a 7a colocação após o ouro em 2002, mas foi selecionado para o Mundial 2007 na Rússia, quando o Canadá voltou para o topo do pódio e Ward se tornou campeão mundial. 

"Ele é um goleiro realmente top," descreveu o jogador finlandês e ex colega de Hurricanes Joni Pitkanen ás vésperas de um jogo entre Finlândia e Canadá. "Por natureza, ele é na verdade como todos outros goleiros... Calmo, relaxado e confortável. Ele é um goleiro muito firme e sangue frio. Não consigo me lembrar quando ele teve uma noite ruim."

Ward é um cristão devoto que faz um monte de trabalhos filantrópicos, especialmente por famílias com crianças, segundo o finlandês. Ele também frequenta hospitais nos arredores de Raleigh, Durham e Chapel Hill.

Alguns dizem que a caridade é um hábito natural dos milionários da NHL mas também de cristãos devotos. Em entrevista ao FCA (Friendship of Christian Athletes), Ward falou sobre o desafio de enfrentar um esporte tão violento e ser cristão. "Quando você olha para os jogadores jogamos um jogo duro, difícil, mas se conversa com a maioria fora do gelo, são apenas ursinhos...Apenas temos que mudar nossa mente quando entramos. Mas de fato, acho que você verá que jogadores de hóckey são as pessoas mais bondosas que você verá nos esportes."

Quando Ward se transferiu para o Hurricane, ele conheceu Glen Wesley, um cristão praticante que o levou para a igreja local, o que foi muito importante para um novato vindo do Canadá. Depois vieram outros jogadores como Matt Cullen e Eric Staal e o time se reúne na capela onde podem refletir e dar uma pausa na agenda corrida.

"Antes de cada jogo eu irei orar antes de entrar no rinque. Deus me dê um talento especial, e serei eternamente grato por isso. Sinto que quando faço uma oração, isso ajuda a me sentir mais relaxado e calmo," disse ao Sports Spectrum Magazine


Fontes

https://archives.fca.org/vsItemDisplay.lsp?method=display&objectid=9C7732E1-C29A-EE7A-EA50633E254DB396

https://www.kaleva.fi/rauhallinen-ja-rento/1661637  

https://jcsuperstars.wordpress.com/2008/01/09/canes-cam-ward-grateful-of-god-given-talent/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira