STANLEY CUP FINALS 2021 - World Champion Andrei Vasilevskiy (Russia)

STANLEY CUP FINALS 2021 - World Champion Andrei Vasilevskiy (Russia)

18jul2021. O Tampa Bay Lightining superou por 4 séries a 1 o Montreal Canadiens para vencer pelo segundo ano consecutivo a temporada 2020-21 da NHL, a Liga Nacional de Hockey da América do Norte.

Foi o terceiro título do Lightining nesta franquia e o MVP das finais foi o russo Andrei Vasilevskiy, que desde 2014 é goleiro do Lightining.

Jogando pela seleção russa, Andrei foi campeão mundial em 2014 e 2x bronze em 2019 e 2017, quando foi escolhido melhor goleiro. Ele também foi 4x medalhista nas seleções juniores e Sub18.

A escolha de Vasilevskiy como MVP está relacionado com suas defesas, que são decisivas para a vitória dos Lightnings, como por exemplo em 2020, defendendo 22 tacadas no jogo final contra o Dallas Stars e tendo como recorde 61 defesas num jogo de playoff.

Também decisiva é a fé do goleiro que antes de cada partida, além dos alongamentos e exercícios de coordenação para os olhos, faz uma oração. Em seu armário no vestiário, ele mantém uma placa de St.Andrew, para o lembrar se sua caminhada com Deus.

Assim com o apóstolo André, Vasilevskiy também só foi conhecer a Jesus na fase adulta, segundo contou a Joe Smith da The Athletic. Ele disse que sua fé e as orações são muito importantes para ele, já que sendo a função do goleiro muito estressante mentalmente, o ajuda a fortalecer seu foco,  fornecendo mais perspectivas nas difíceis defesas onde precisa se esticar todo. "É ter seu cérebro fixo. É preparar meu espírito e minha mente antes do jogo. Um monte de caras estão (orando), mas provavelmente ninguém fala disso. É pessoal, mas eu respeito isso."

Além da oração, Vasilevskiy, esposa e seu filho Lukas frequentam regularmente os serviços na St.Gregory's Russian Orthodox Church em Tampa. "Na igreja, eu me encontro," disse o goleiro que usa um capacete com a imagem de um leão com olhos de raios. "É onde posso vir e falar para mim, apenas estar comigo mesmo. Ás vezes, preciso preparar minha mente, meu espírito. Especialmente quando são tempos difíceis. Ajuda muito."

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/2021_Stanley_Cup_Finals
https://en.wikipedia.org/wiki/Andrei_Vasilevskiy#International
https://alampuntomycleats.com/2020/09/29/st-andrei-the-faith-of-andrei-vasilevskiy/
https://www.tampabay.com/sports/lightning/2019/02/20/lightning-goalies-express-their-personalities-with-mask-design/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira