SUMMER OLIMPICS London 2012 - Anna Chicherova

SUMMER OLIMPICS London 2012 - Anna Chicherova

11ago2012. A russa Anna Chicherova de 30 anos conquista seu primeiro ouro olímpico no salto em altura, após dois vice-campeonatos no Mundial 2009 e 2011 e dois vice-campeonatos no Mundial Indoor em 2004 e 2012, e o bronze em Pequim 2008. Ela também não esperou a glória olímpica para ter filhos. Em 2010, deu a luz a seu primeiro bebê, Nika, retornando em 2011 para superar suas marcas e vencer seu primeiro Mundial e sua primeira Olimpíada. "Esta medalha era meu sonho. Eu machuquei minhas costas antes de Londres (Diamond League) um mês atrás, então eu sabia que precisava acertar todos os primeiros saltos, para preservar minhas forças, e não correr o risco de machucar minhas costas. Mas quando fui para a pista, estava preparada para pular o que fosse necessário para vencer," explicou a campeã que se machucou no treino de musculação. "Então sei o preço desta medalha de ouro. Tive que superar um monte de dificuldades, e tive que superar a mim mesma. Queria essa medalha de ouro a muito tempo atrás, e acho que mereço. Minhas lágrimas não foram para as câmeras, elas foram para todo mundo que me apoiou."
Houve um momento incomum na conferência de imprensa, quando a medalhista de prata Brigetta Barret cantou uma música (gospel), para ilustrar ao repórter o hino (I'm available to You) que ela estava cantando no estádio. De acordo com Chicherova, a americana também pediu antes da competição se as rivais queriam se juntar a ela numa oração. "Ela foi tão sincera e tocante," disse a vencedora. "Eu acho que nos ajudou. Quando olhei para ela, vi uma luz. Isso causou emoções positivas." "Se você é sincero em suas crenças, isso ajuda você."
A jovem Brigetta Barrett de 21 anos, após vencer o campeonato nacional com 1,96m, surpreendeu ao marcar seu melhor tempo na final (2,03m). "Eu não vou mentir; praticamente travei" tentando 6-8, Barrett disse. "Eu estava com medo. Sabia que isso era o que fazíamos, e as pessoas não esperam realmente que nós fiquemos com medo de uma barra. Há um momento entre as passadas sete e oito quando tenho que decidir se vou ou não. Foi apenas como seguir adiante e confiar em você e confiar em Deus. Coloquei meus pés e fechei meus olhos, e quando bati no colchão sem bater na barra, eu disse, 'Obrigado Jesus.' " A saltadora ficou animada após participar do estudo bíblico dirigido por Dee Dee Trotter. "Na última noite nós tivemos o primeiro estudo bíblico oficial que foi muito legal. É realmente confortante e encorajador saber que outros atletas do meu time, que representam os EUA todos representam Cristo, então eu tenho irmãos e irmãs em espírito."

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira