SUPER LIG - Felipe Melo, Taffarel e Drogba
18mai2013. A Süper Lig 2012-13 foi a 55a temporada do Campeonato Turco de futebol. Começou em Agosto de 2012 e a última rodada foi no dia 19 de maio de 2013. O Galatasaray de Istambul conquistou seu 19o título, somando 71 pontos contra 61 do Fenerbahçe, que também garantiu vaga para a UEFA Champions League. O turco Burak Yilmaz foi o goleador do campeonato com 24 gols, enquanto Felipe Melo ainda reconhecido pelo seu futebol agressivo, ficou com 2 cartões vermelhos, mas não está entre os 10 jogadores com mais amarelos. "É inevitável," explicou ao Globoesporte o jogador que já foi campeão brasileiro jogando pelo Cruzeiro e da Copa das Confederações pela Seleção Brasileira. "Na função em que jogo é muito difícil não tomar cartão. Mas é importante ter equilíbrio. Vou te dar um exemplo: na partida do fim de semana, tomei cartãoamarelo com cinco minutos de partida. O adversário era um jogador forte e rápido. Quando ele colocou a bola na minha frente, parei o lance para não tomar o gol e fui advertido corretamente. Era o início do jogo e já tinha o cartão. Aí vem a minha mudança. O ser humano que é inteligente aprende com os seus erros. hoje, eu aprendi a jogar com a razão. Eu era muita emoção. Estou mais centrado e tranquilo dentro de campo. Estou mais capacitado para encarar esses momentos. Tenho que evoluir e por isso aprendi." O defensor revelou que reduziu a média de cartões amarelos da temporada e que trabalhará humildemente para conseguir ser escalado novamente para a seleção brasileira.
"Tenho certeza que Deus vai reservar um lugar para mim," concluiu. Felipe Melo foi muito criticado após o gol contra que fez o Brasil não se classificar para a Copa do Mundo 2010 e pelo excesso de violência do jogador. Jogando pela Juventus na Itália, ele chegou a ganhar o prêmio de pior jogador da Itália, mas mudou seu comportamento e ganhou fama de ótimo ladrão de bolas. Após o título turco o brasileiro comemorou com a família e com o preparador de goleiros do time Taffarel, atleta de Cristo herói do título mundial de 1994, e em seu twitter entitulado #galatasaray #dos3 #Jesusamormaior #É impossível mas Deus pode! Em 2011 o evangélico atribuiu a Deus por sua filha estar viva. "Estou em lágrimas apenas para testemunhar e dizer para todos que Deus existe e é fiel!", afirmou o jogador pai de 4 filhos, que quer ser diácono de sua igreja no Brasil no futuro. "Não posso deixar de falar que Deus é tremendo!"
Didier Drogba também comemorou no twitter o título. "2012-2013 champion of Turkey... Tudo que faço é vencer vencer vencer não importa onde... Obrigado Deus," escreveu o jogador de Costa do Marfim que tem sorte e tem realizado seus sonhos. "Algumas pessoas nem mesmo chegam perto de seus sonhos. Mas eu sonhei vencer a Champions League e consegui. Eu também sonhei vencer a Copa Africana de Nações... Você encara isso de maneira diferente; você encara a pressão de maneira diferente. Sei disso, se eu vencer, então será maravilhoso para os fãs. Se não, é a decisão de Deus." Drogba tem usado sua fama para ajudar nos conflitos etnicos de seu país. Através da Didier Drogba Foundation, ele ajudou na construção de um hospital na Costa do Marfim. "Decidi que o primeiro projeto da Fundação seria construir um hospital, dando às pessoas cuidados médicos básicos e uma chance de permanecerem vivos," explicou.