SUPERLIGA Brasileira de Voleibol fem 2012/2013

SUPERLIGA Brasileira de Voleibol fem 2012/2013

07abr2013. Esta foi a 19a edição da Superliga Brasileira de Voleibol Feminino 2012/2013- série A e a 35a edição do Campeonato Brasileiro de Voleibol Feminino. Dez equipes de quatro estados brasileiros disputaram o torneio que teve Unilever, Sesi-SP, Sollys/Nestlé e Vôlei Amil na seminfinal. Na final o Unilever venceu de virada o Sollys/Nestlé por 3 sets a 2 (parciais 22/25, 19/25, 25/20, 25/15 e 15/9). Três jogadoras foram destaques da partida: a ponteira Natália, a oposto canadense Sarah Pavan, que marcaram cada uma 22 pontos, e a levantadora Fofão, que ganhou o troféu VivaVôlei de melhor jogadora do torneio (MVP). Juciely foi escolhida melhor bloqueadora do torneio. Bernardinho destacou que a partir do terceiro set o time começou a jogar mais solto e colocando pressão no time adversário, o Sollys/Nestlé começou a errar. "Jogar bem taticamente é a única forma de ganhar de uma grande equipe como é Osasco," disse o treinador. Bernardinho também acertou em manter a levantadora Fofão no time, que estava sofrendo com dores na panturrilha e era dúvida para a final. "Uma jogadora como a Fofão era importante para gerar tranquilidade e equilíbrio," explicou o técnico. "A consistência que a gente conseguiu ao longo do campeonato tem muito relacionado à qualidade dessa jogadora."
A levantadora de 43 anos que foi a melhor levantadora na conquista do ouro olímpico de 2008, revelou que para aguentar a partida até o final, teve que ter uma "conversa particular" com sua própria panturrilha. "Eu falei com minha panturrilha, pedi para ela aguentar e rezei a Deus para não acontecer nada," revelou a MVP que distribuiu bolas decisivas para Natália e Sarah. "Ela foi muito generosa comigo e eu consegui ir até o fim," brincou.
Ela também revelou que não havia segredo para jogar bem depois dos 40 anos. Basta ter prazer para prolongar a permanência em casa. "O grupo me recebeu muito bem," disse. "A juventude de algumas me deu uma alegria muito boa. Hoje eu precisava muito jogar bem. Houve uma dificuldade durante a temporada, mas graças a Deus deu tudo certo. Ter conseguido chegar na final era um objetivo desde o começo. Só peço a Deus que me dê muita saúde porque se isso acontecer eu vou mais um pouquinho."

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira