TIRUNESH DIBABA - A maior fundista de todos os tempos

TIRUNESH DIBABA - A maior fundista de todos os tempos

15set2013. Ela nasceu no vilarejo de Bekoji, Etiópia, região de alta altitude berço de grandes corredores como Kenenina Bekele e Derartu Tulu, que é sua prima. Apesar de todos seus irmãos serem corredores, ela não herdou a corrida de seus pais. “Acredito que meu talento é dado por Deus porque meus pais não foram atletas,” respondeu em entrevista à Spike Magazine. Ela começou correr aos catorze anos e aos quinze já participava de competições internacionais, ganhando seu primeiro campeonato mundial com dezoito anos. Desde então, Dibaba  já conquistou 3 ouros olímpicos nos 5000 e 10000m (Pequim e Londres) e dez campeonatos mundiais em pistas e cross country, tornando-se uma das maiores corredoras da Etiópia.
Para Dibaba, a corrida é seu trabalho e sua fonte de prazer. Ela está feliz em ser reconhecida no mundo e trazer alegria para o povo etíope, que não se contenta com outra colocação senão o primeiro lugar. “Quero fazer as pessoas felizes então quero chegar em primeiro,” disse à CNN. “Meu coração bate forte e por isso que treino pesado...”. Dibaba declarou também que fica com muito medo antes das competições, mas ora a Deus para o sucesso. “Vim de um lugar pequena e alcancei grandes coisas. Isso mostra que qualquer um pode trabalhar duro e alcançar grandes coisas.”
Após o campeonato mundial de cross country de 2006, Dibaba declarou: “O que me permitiu vencer foi a força de Deus,” testemunhou a campeã. “Estava muito cansada. Num momento senti dor, e quando fiz o sinal da cruz e pedi pra Deus ajudar, me senti melhor.”
No campeonato mundial de pista em 2013, Dibaba se firmou como a maior corredora de fundo de todos os tempos, conquistando sua quinta medalha de ouro em Mundial. A cristã ortodoxa que casou-se em 2008 com o medalhista olímpico Sileshi Sihine ainda prometeu mais, dizendo que o
grande sonho dos corredores etíopes é vencer a maratona olímpica.

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira