TOUR DE FRANCE 2010 ALBERTO CONTADOR

TOUR DE FRANCE 2010 ALBERTO CONTADOR

01ago2010. Quando observamos os vencedores de uma das provas mais concorridas do mundo, muitas vezes não conhecemos os valores, as razões, os sacrifícios e se há merecimento de um ou de outro atleta que está a poucos segundos de diferença dos demais. Alberto Contador, que acaba de vencer pela terceira vez o Tour de France (2007, 2009 e 2010) e é um dos poucos ciclistas a vencer os três grandes torneios da Europa (Giro d'Itália, Vuelta de Espana e Tour de France), aprendeu com muito sofrimento a ser o número 1 do mundo.

Durante sua juventude, praticou futebol mas não recebeu apoio nenhum dos pais, que esforçavam-se em tempo integral para cuidar do irmão Raúl, com paralisia cerebral. As vivências familiares lhe ensinaram muito sobre dificuldades e a idéia de que as pessoas estão acima de tudo. Sua família também deu exemplo de como ter forças nos momentos mais difíceis. Ao praticar o ciclismo após as aulas da tarde, percebeu que teria que sacrificar os estudos para evoluir na carreira. Posteriormente abandonou o bacharelado para se dedicar por completo ao ciclismo.

Mas o pior momento veio em 2004 quando começou a sentir fortes convulsões. Foi diagnosticado cavernoma cerebral congênito e Contador passou por cirurgias para extirpar alguns capilares. Novamente a família lhe deu forças, sempre enviando mensagens de ânimo: "Não se preocupe, filho, pois QUERER É PODER", sempre repetiam. Após vencer o Tour de France, Contador revelou que, sem dúvida, superar os aneurismas foi maior do que qualquer montanha de categoria especial.

"Isso me fez amadurecer muito. (...) tanto o ciclismo como a vida dependem de muitas coisas. E naquele momento o importante era recuperar minha vida normal e logo o ciclismo era secundário. Graças a Deus tudo saiu bem." Revelou o campeão que usa uma medalha da Virgem de Soterraño para lembrar e "apoiá-lo" nos momentos felizes e nos amargos.

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira