UCI CYCLING ESPORTS WORLD CHAMPIONSHIPS 2020 - ASHLEIGH MOOLMAN-PASIO (RSA)

UCI CYCLING ESPORTS WORLD CHAMPIONSHIPS 2020 - ASHLEIGH MOOLMAN-PASIO (RSA)

28fev2021. A primeira edição do Campeonato Mundial de ciclismo virtual online organizado pela UCI com regras estritas para evitar trapaças foi realizado em dezembro, numa rota de 50km da plataforma Zwift e 483m de ganho de elevação, assim como 11 níveis de potência que os atletas poderiam usar.

No masculino, o remador campeão mundial em 2018 Jason Osborne (GER) venceu, seguido por dois dinamarqueses que não estavam entre os top 15 do  campeonato dinamarquês 2019. Mas no feminino, a campeã sulafricana de Time-Trial e de road race 2020 e 6a colocada no Giro de Italia, Ashleigh Moolman-Pasio superou a bicampeã australiana de Time Trial 2020 e 2021 Sarah Gigante, por 0.06s (1h13min27), ambas registrando uma média de 4,4 w/Kg.

Aos 35 anos, Ashleigh atualmente pedala na equipe WorldTeam SD Worx e participou dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, chegando na 16a colocação (Estrada) e 24a no Time Trial. Mas sua jornada foi mais difícil que da maioria. Ela quebrou sua clavícula 3 vezes durante os treinos para 2012. Ela esperava um bom resultado mas viu claramente que sua fé em Deus superou seu comprometimento no esporte. "Através do ciclismo, percebi como Deus é grande," disse ao Christian Today na época. "Gosto de dar glória a Deus nos bons tempos. Este é meu objetivo neste esporte. Esporte profissional não é sempre visto como um ambiente cristão, é um ambiente centrado no eu. Isso me desafiou a mostrar que posso ser uma atleta séria e não ser egoísta e materialista."

Ashleigh tem sido cristã desde pequena. Seu marido foi convertido recentemente. Ela disse ao Sport Spectrum que não é perfeita e que comete erros, mas que confia em Deus para dar a ela forças e para superar momentos difíceis, como antes dos Jogos de 2012. "...realmente não é fácil, e se eu não tivesse fé em Deus, acho que teria desistido. Mas apenas sei que Deus tinha um plano e que coisas acontecem por uma razão e embora Seu plano não é sempre o mesmo que nosso plano, apenas ter fé que as coisas, nosso tempo e Seu tempo, irão se encontrar, e apenas ter a paciência e confiar nEle; então as lesões e tudo mais definitivamente me levaram pra perto de Deus." 


Fontes
https://www.christiantoday.com/article/heading.for.glory.10.christian.athletes.to.look.out.for.at.the.rio.olympics/92257.htm
https://sportsspectrum.com/featured-article-homepage/2012/08/09/top-south-african-road-cyclist-ashleigh-moolman-pasio-talks-about-gods-sovereignty/
https://en.wikipedia.org/wiki/UCI_Cycling_Esports_World_Championships

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira