UCI Road World Championship - Amber Neben

UCI Road World Championship - Amber Neben

16set2012. No Mundial de Ciclismo de Estrada realizado na província de Limburg, Holanda, uma atleta de 37 anos que ainda não conquistou a sonhada medalha olímpica, vestiu pela segunda vez a prestigiada camisa branca com listras nas cores do arco-íris. Amber Neben, da equipe alemã Specialized-lululemon, havia vencido o Time Trial individual no Mundial 2008 e este ano ela ajudou a equipe na conquista do Time Trial por equipe.
O sonho olímpico de Amber começou na faculdade quando ela se ranqueou entre as 10 melhores corredoras de cross country dos EUA. O foco era o campeonato nacional e as seletivas olímpicas mas uma fratura por estresse durante todo seu segundo ano de faculdade mudou o curso de sua
vida. "Então eu parei de correr e fiquei ativa como assistente de técnico até terminar minha graduação. De uma hora para outra, tive que abandonar meu sonho de atleta," contou. Amber se tornou uma rata de academia e pedalando a 100rpm, duas vezes por dia, descobriu que tinha construído a base para competir em outra modalidade no nível profissional, o ciclismo. (...)
A busca pelo sonho continuou mas Amber teve que lidar com 3 grandes acidentes, um no giro d'Italia 2009, outro no Mundial 2009 e o último no Giro d'Italia 2010. Após três cirurgias, a prioridade era se manter saudável em 2011 e se classificar para Londres 2012. Amber ficou na sétima colocação, mas foi recompensada com o Ouro no Mundial 2012. "Quando olho para trás, acho que Deus fez aquilo para começar a escrever a história da minha vida," contou a campeã sobre suas adversidades, incluindo a meningite aos quatro anos de idade, em que os médicos afirmaram que ela ficaria com sequelas cerebrais ou surda. Neste tempo seus pais começaram a frequentar uma igreja cristã e ela começou a estudar num colégio cristão. "Deus estava trabalhando em meu coração desde desde muito cedo," relembra a atleta que já no colegial, quando começou a lidar com as lesões, já tinha uma forte fé. "Não acho que estaria onde eu estou agora sem ter a fé que tenho," disse antes de competir em Pequim 2008. "Não acho que seria capaz de perseverar sem saber que Deus estava no controle, e Ele tem Suas mãos em mim e estava trabalhando através de tudo que passei."
Em 2009, Amber e seu marido Jason fundaram o The Dare To Be Project, uma entidade filantrópica que visa ajudar crianças sem teto a se sentirem mais positivas. "Foi uma maneira de retribuir e estender a mão," disse a campeã que se considera uma cristã antes da atleta e sabe uma coisa ou duas (de 10) sobre atitude positiva.
Amber Leben's Quote
"Em qualquer momento que você encarar adversidades, você tem que decidir, você vai ficar pra baixo ou dar a volta por cima? Eu sempre escolhi deixar aquele obstáculo tornar-se uma oportunidade."

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira