UEFA CHAMPIONS LEAGUE
25mai2013. Após doze anos e dois vice-campeonatos em 2010 e 2012, o Bayern finalmente conquista a Europa com a vitória sobre o rival Borussia Dortmund por 2 a 1, com um gol de Adjen Robben aos 44 minutos do segundo tempo. Foi o 101o encontro entre os dois times e nas últimas duas temporadas o Borussia levou vantagem em 2011-2012, vencendo a Copa da Alemanha e o Campeonato Alemão, enquanto que o Bayern está sendo o melhor da atualidade, pois venceu o Campeonato Alemão e a UEFA, tendo chance de conquistar a trípice coroa semana que vem na final da Copa da Alemanha contra o Stuttgart. Antes do jogo o técnico do Bayern Jupp Heynckes disse que não havia nenhuma estratégia na manga. "Ambos os times conhecem um ao outro muito bem, ambos os treinadores estão plenamente informados sobre o oponente, então não há segredos," disse o treinador que foi um dos únicos quatro treinadores a vencer duas vezes a Champions League. Mas o segredo do Bayern é ter dinheiro sobrando e muita organização. Por exemplo, o clube pagou 100 milhões por Mario Gotze, o camisa 10 do Borussia e maior promessa do futebol alemão, que ficou assistindo a partida do estádio.
Luiz Gustavo, um dos três brasileiros do time, confirmou a fama. "Todo mundo aqui sabe jogar futebol. Mas acho que o segredo está fora de campo. Nosso time é forte porque o grupo não tem vaidades. Todo mundo se respeita seja nos treinos, seja fora do trabalho. O profissionalismo é muito grande," contou o meia. Realmente foi um jogo digno de final de Champions League. Robben acabou sendo o nome do jogo, dando o passe para o primeiro gol do croata Mario Mandzukic e marcando no último minuto de jogo. "É um sentimento tão especial. Não tem como descrevê-lo. Tudo está passando pela minha cabeça. Você não quer ser um perdedor," afirmou holandês que já estava marcado como eterno vice do ano passado e na Copa do Mundo 2010. "Precisávamos vencer e merecemos vencer. Este é o futebol. Você tem que ganhar."
Na comemoração, o Austríaco David Alaba, exibindo uma camiseta com os dizeres "Minha força está em Jesus", ajoelhou-se em agradecimento ao lado de Mario Mandzukic, Frank Ribery e outros jogadores, enquanto que os brasileiros convocados para a seleção brasileira Dante e Luiz Gustavo fizeram a festa juntos, ao lado de Rafinha. "Fazer o quê? Deus é Fiel," escreveu no twitter Luiz Gustavo, exibindo a medalha. "Agradeço a Deus por essa oportunidade. Aos meus familiares, amigos e companheiros de Bayern Munchen! Muito obrigado a todos vocês!"