US CHESS CHAMPIONSHIP 2017 - Wesley So

US CHESS CHAMPIONSHIP 2017 - Wesley So

07jan2018. Wesley Barbasa So é um americano nascido nas Filipinas e atual campeão americano de xadrez.
Ele joga desde os 6 ou 7 anos de idade e representou as Filipinas em torneios regionais e nacionais, tendo sido tres vezes campeão nacional.
Mas aos 16 anos Wesley entrou em depressão. Ele não sabia se com todo o trabalho duro e talento se tornaria um jogador profissional e se sustentaria com o xadrez, pois o jogo não era valorizado em seu país. Ele não tinha dinheiro para contratar um técnico ou estudar com bons livros então parou de treinar e viu sua classificação
despencar.
Dois anos se passaram e Wesley recebeu um convite para jogar por uma pequena universidade americana. Ele aceitou e aproveitou a oportunidade para estudar e se preparar para o futuro. Foi aí que Wesley conheceu a família que o adotaria e que o ensinaria os conceitos cristãos que o fariam continuar perseguindo o xadrez até se tornar o número 2 do ranking mundial.
"As pessoas do mundo do xadrez ás vezes querem saber se acho que Deus me faz vencer partidas," disse ao Christianitytoday. "Sim. E ás vezes Ele me faz perder também. Ele é o Deus do xadrez e mais importante, o Deus de TUDO. Vitória ou derrota, dou a Ele a glória. Claro, é duro quando não tenho o que quero, na maneira que é pra toda criança que o pai diz não. Mas mesmo quando não entendo a maneira de Deus, estou convencido que sua visão é muito maior que a minha."
"Em vez de me preocupar com o futuro, tento focar no trabalho que Deus coloca na minha frente. No momento é o xadrez, então estudo diligentemente e jogo da melhor maneira possível. Eu me tornarei campeão mundial um dia? Só Deus sabe com certeza. Por enquanto sei que Ele é generoso e pai amoroso, sempre me inundando com mais bençãoes do que posso merecer. Me contento em jogar uma partida de cada vez e praticar a gratidão no dia-a-dia."

Fonte
http://www.christianitytoday.com/ct/2017/september/im-rare-breed-elite-chess-player-whos-open-about-his-faith.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Wesley_So

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira